Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Uma empresa e uma instituição tipicamente sócia. Na verdade, amaioria absoluta das empresas e uma sociedade de algum tipo envolvendo mais de um proprietário em pelo menos dois sócios, numa sociedade anônima ate milhares de acionistas.
Suas atividades e regulada pelas leis das nações em que a empresa prescisa ter presença nelas através de filial ou subsidiaria que passa a ser regidatambém pela lei das nação em que foi estabelecida.
Para entender como a empresa se diferencia de outras instituições ou sociedade que pertença ao mesmo genus,e preciso explicar a sua espécie. Isso se faz declinando o objetivo, ou a finalidade da instituição ou sociedade que se caracteriza como empresa.
O objetivo de uma empresa qualquer que seja è gerar lucro para seus proprietários ouacionistas. É isso que diferencia de outra organizações existentes na sociedade, como governamentais e as não-governamentais mas também não-empresariais pois empresas também são, organizações não-governamentais. A função da empresa também e tipicamente social qualquer que seja seu objeto. A forma pela qual a empresa gera lucro para seus proprietários e acionistas é atendendo, através dos bens quemanufatura ou dos serviços que presta, às necessidades e aos desejos das pessoas e instituições que fazem parte de um determinado mercado hoje os mercados nacionais estando a convegir para um só mercado, global.
O fato de a finalidade de uma empresa ser a geração de lucro para seus proprietários e acionistas não impede que a empresa alem de ser pela sua natureza uma instituição social exerça uma funçãosocial, atendendo a necessidades e desejos existentes no mercado. além de diretamente atender a necessidades e desejos das pessoas e demais instituições de uma nação, uma empresa gera empregos e paga impostos, assim contribuindo, de forma indireta para o desenvolvimento econômico da nação tão ou mais importante, a empresa pode ter , como instituição social que é valores, posturas e condutas quedefinem o seu posicionamento na sociedade e a visão que tem de sua parcela de responsabilidade pelo desenvolvimento econômico, político e social.
Se uma empresa extrai minerais do subsolo, ou cultiva a terra, ou cria animais, ou se ela ainda presta serviços na área de finanças, educação,saúde,é irrelevante para a função social que ela exerce na sociedade. A função social primaria da empresa é,como vimos gerar lucro para seus proprietários e acionistas, remunerando o capital que investiram. Isso ela consegue atendendo ás necessidades e aos desejos das pessoas e das outras instituições que continuem o mercado. Esse atendimento faz parte de sua função social primaria, pois assim que ela obtem a receita necessária para a geração de lucros. Pode-se dizer que cada um que compra produto bem ouserviços de uma empresa dá a ela um voto que vai representar o seu sucesso empresarial isso tudo ela faz independentemente de seu objeto.
A propriedade privada é, hoje, um direito consagrado universalmente, reconhecimento pelo ordenamento jurídico internacional. Na declaração americana dos direitos dos homens a propriedade privada é um direito indisociável da dignidade da pessoa. Constituiçãobrasileira direito a propriedade também é um direito fundamental partindo-se do ponto de vista que a empresa é um ente privado, logo uma propriedade privada, é latente que esta goze de proteção constitucional, proteção essa que encontra limitação na própria constituição. Porque embora as empresas gozem de direito não falamos aqui de um gozo total, mas sim relativo, pois a constituição ressalta que aempresa deve cumprir a sua função social. Essa matera constitucional esta em consonância com o pacto de são Jose que também assegura aos proprietários o uso e gozo de suas propriedades, mas que também, assim como na constituição federativa do Brasil, prescreve que esse uso deve estar subordinado aos interesses social.
A função social da empresa tem como fundamental fornecer a sociedade bens e...
tracking img