Planejamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Tradicional e Planejamento Estratégico Situacional

Conheçamos por definir o que é planejamento.
“É o processo pelo qual tentamos aumentar a probabilidade dos resultados futurosdesejados, além e acima da probabilidade de que isso aconteça por acaso.” (Giegold, 1980).
(...)planejar é tentar submeter o curso dos acontecimentos à vontade humana, não deixar que nos levem e devemostratar de ser condutores de nosso próprio futuro, trata-se de uma reflexão pela qual o administrador público não pode planejar isoladamente, esta se referindo a um processo social, no qual realiza umato de reflexão, que deve ser coletivo, ou seja, planeja quem deve atuar como indutor do projeto. (MATUS, 1993, p. 13 )
O planejamento tradicional é norteado por diagnósticos do ambiente e naconstrução de paradigmas. Focado na representação simplificada da realidade, sem a presença de todas as variáveis possíveis, o que torna difícil a representação da real situação a ser atingida. O descartedessas variáveis compromete os resultados. Em suma o planejamento tradicional tem caráter normativo, com planos perfeitos, embora, muitas vezes, inviáveis. Algumas características do planejamentotradicional:
1. Determinista (predições certas)
2. Objetivo (diagnóstico)
3. Predições únicas
4. Plano por setores
5. Certeza
6. Cálculo técnico
7. Os sujeitos são agentes
8. Sistema fechado(metas únicas)
9. Teoria do controle de um sistema
Já o Planejamento Estratégico Situacional (PES) consiste na apreciação de uma situação e propõe ações para transformá-la. É um método que procura mudara realidade, contrapondo as dificuldades econômicas e o caráter político e social. É um plano de ação direcionada a cada problema, atuando dentro da realidade a ser transformada. Algumascaracterísticas do Planejamento Estratégico Situacional:
1. Indeterminista (predições incertas)
2. Subjetivo (apreciação situacional)
3. Várias apostas em cenários
4. Plano por problemas
5. Incerteza e...
tracking img