Planejamento e hotel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo dirigido do texto “Hotel: Planejamento e Projeto”
1- No planejamento de um hotel quais são os itens considerados que antecedem ao projeto de arquitetura?
O segmento de mercado a que se destina o hotel, ou seja, qual ou quais os tipos de hóspedes o novo hotel pretende preferencialmente captar; O perfil do usuário, definido pelo conjunto de características ( gostos pessoais,necessidades, exigências, padrão de consumo, etc.). A viabilidade econômico-financeira. A localização, com enorme influencia na determinação do tipo e de outras características do empreendimento hoteleiro.
2- Busque nos hotéis que estão pesquisando o segmento de mercado que cada um deles é destinado.
Sleep Inn Goiânia – mercado de negócios. O público normalmente é advindo de empresas ligadasao ramo de saúde, indústria farmacêutica, ramo de tecidos e roupas em geral, enfim, perfil corporativo.
3- Quais são as atividades diretamente relacionadas à elaboração do projeto de arquitetura de um hotel?
As atividades são: Definição do programa de áreas e dos requisitos de instalações.Montagem de diagramas funcionais gerais e parciais: instrumento extremamente útil para caracterizaras inter-relações entre os vários setores do hotel, evidenciando relações e identificando suas respectivas naturezas e graus de importância. Em hotéis de grande porte, as áreas e a diversidade dos programas atingem tal grau de complexidade que podem tomar os diagramas não só uteis, mas indispensáveis.
4- Quais são as áreas básicas de um hotel? Cite as características gerais de cada uma dessasáreas em um dos hotéis pesquisados por você.
Os hotéis são constituídos pelas seguintes áreas básicas: Área de hospedagem – andar-tipo (apartamentos e suítes).No hotel são 14 andares, 192 uh’s sendo divididas em 3 categorias, superior, luxo e sênior ; áreas públicas e sociais (lobby, salas de estar, sala de TV, sala de leitura, restaurantes, bares, salão de eventos, etc.), o hoteldisponibiliza de um pequeno lobby, bar agregado ao restaurante e 3 salas de eventos; áreas administrativas (recepção, gerências, reservas, marketing, contabilidade, recursos humanos, etc.), no hotel todos os departamentos são bem divididos possuindo espaço físico próprio; áreas de serviço (lavanderia, vestiários, manutenção, depósitos, etc.), a lavanderia é terceirizada com contratos anuais, seu departamentode manutenção conta com dois funcionários que dão suporte a todas uh’s; áreas de alimentos e bebidas (recebimento, pré-preparo, câmaras frigorificas, almoxarifado de A&B, cozinha principal, cozinha de banquetes, etc. )Todas as áreas são existentes; áreas de equipamentos (central de água gelada, subestação, quadros de medição, grupo motor-gerador, casa de bombas de recalque, caldeiras, etc.);áreas recreativas (quadras de esportes, campo de golfe, piscinas, parque aquático, marinas, etc.) Tal demanda não é comportada no hotel devido a categoria do mesmo, possui apenas um business center e uma academia. Cada uma dessas áreas contribui de maneira significativa para o desempenho do hotel, embora variem os respectivos graus de importância, em cada caso, tanto no que se refere ao desempenho,quanto à participação nos investimentos, aos custos operacionais e às receitas que proporcionam.
5- Geralmente, a área de hospedagem de um hotel é constituída do andar tipo. Conforme o texto a configuração deste andar tipo varia de hotel para hotel. Quais as diferentes configurações citadas no texto?
Do tipo de corredor, que pode ser central, com apartamentos dos dois lados, oulateral; da forma e da disposição das alas de apartamentos ( em forma de quadrado, círculo, cruz, estrela, com átrio, etc.); da posição no andar das circulações verticais (escadas e/ou elevadores) de hóspedes e de serviços.A configuração do andar-tipo a ser adotada em cada projeto pode ser influenciada pela forma do terreno, pelas características da paisagem circundante e por outros fatores.
6-...
tracking img