Planejamento e contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise do Relacionamento entre a Contabilidade Gerencial e o Processo de Planejamento das Organizaçőes Brasileiras

Fábio Frezatti Reinaldo Guerreiro Andson Braga de Aguiar Maria Aparecida Gouvêa

RESUMO
Este estudo tem por objetivo investigar a existência de relacionamento entre os perfis da contabilidade gerencial e os perfis de planejamento de empresas brasileiras por meio de umapesquisa de campo efetuada durante o ano de 2002, entre as empresas médias e grandes do ambiente empresarial brasileiro. A amostra foi obtida a partir da abordagem probabilística, dentro de um universo de 2.281 empresas. O construto levou em conta os avanços conceituais disponíveis, a aplicação do AHP (Analytic Hierarchy Process) e, através da técnica estatística de cluster analysis, os atributos dacontabilidade gerencial das entidades foram agrupados em três diferentes perfis, sendo posteriormente aplicado o teste da mediana, com o objetivo de testar a significância estatística de tais diferenças. Como conclusão, pode-se afirmar que os perfis da contabilidade gerencial têm relacionamento com os perfis de aderência conceitual do planejamento estratégico e orçamento das entidades analisadas.Palavras-chave: contabilidade gerencial; planejamento estratégico; orçamento.

A BSTRACT
This study aims to examine if there exists a relation between Brazilian companies’ management accounting and planning profiles, by means of a field research that was carried out in 2002 among Brazilian medium and large-sized companies. Probabilistic sampling was used in a universe of 2,281 companies. Theconstruct considered the available conceptual advances and the application of the AHP - Analytic Hierarchy Process. By means of the statistical cluster analysis technique, the entities’ management accounting attributes were grouped into three different profiles, after which the median test was applied to test the statistical significance of these differences. In conclusion, it can be affirmed, in theentities under analysis, the management accounting profiles are related to the profiles of conceptual adherence to strategic and budget planning. Key words: management accounting; strategic planning; budgeting.

RAC, 2a. Edição Especial 2007: 33-54

33

Fábio Frezatti, Reinaldo Guerreiro, Andson Braga de Aguiar e Maria Aparecida Gouvêa

I N T ROD U Ç Ă O

Muito embora o ambienteempresarial, desde longa data, se tenha mostrado volátil e, muitas vezes, imprevisível, nas últimas décadas passou por mudanças significativas, tornando a gestão mais complexa. Como conseqüência, passa a existir maior necessidade de defesa e busca da competitividade, o que, para os setores menos protegidos, se torna ameaça à sobrevivência. Dentro desse contexto, Ansoff (1991) considerou que, para a maioriadas empresas, não seria suficiente o retorno aos ‘fundamentos históricos’ da administração, mas o desenvolvimento e o domínio de novas maneiras de administrar. Dentro da abordagem da gestão, o planejamento tem evoluído e foi questionado ao longo do tempo, em decorrência tanto das suas limitações como também das expectativas inadequadas dos usuários. A postura de Ansoff na década de 80 foi marcosignificativo para essa área de conhecimento, referindo-se ao processo de planejamento das empresas, que compreende a divisão em planejamento estratégico e planejamento tático. O planejamento estratégico surge exatamente como um dos fundamentos, identificados por Ansoff, que permitiriam às empresas se defrontarem e lidarem com o ambiente. Welsch, Hilton e Gordon (1988, p. 11) caracterizamplanejamento estratégico como aquele realizado pela cúpula da entidade, com horizonte de longo prazo, cujo enfoque reside “[...] nos objetivos e estratégias globais da empresa; afeta todas as funções gerenciais; envolve conseqüências abrangentes e de longo prazo.” Por sua vez, o planejamento tático, caracterizado pelo orçamento, só existe para implementar o primeiro. Ainda que o planejamento estratégico...
tracking img