Planejamento urbano do municipio de sao debastiao da vargem alegre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GESTÃO AMBIENTAL

LEIDIANE APARECIDA DE SOUZA SILVA MARÇAL














Planejamento Urbano do Municipio de São Sebastião da Vargem Algre
















Muriaé
2012


LEDIANE APARECIDA DE SOUZA SILVA MARÇAL















Planejamento Urbano do Municipio de São Sebastião da Vargem AlgreTrabalho apresentado ao Curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Introduçao a Gestão Ambiental;Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade;Quimica Ambiental;Geologia e Geomorfologia Ambiental
Professores: Cristina Célia Krawuski;William Luiz da Cunha;KêniaZanetti;Ewwrin de Oliveira Pires.
Tutor: Rodrigo Bastos








Muriaé

2012


Planejamento Urbano do Municipio de São Sebastião da Vargem Alegre




Introdução


A pesquisa visa demonstrar a situação atual do municipio de São Sebastião da Vargem Alegre, com relação a realidade ambiental do municipio, procurando conhecer o sistema de planejamentourbano do mesmo, tendo como objetivo mostrar como funciona a coleta seletiva do lixo, abastcimento de água e a rede de esgoto do municipio.


Desenvolvimento


O municipio de São Sebastião da Vargem Alegre é um municipio do Estado de Minas Gerais, pertencente à mesorregião da zona da mata e a microrregião de Muriaé. O núcleo inicial da atual cidade originou-se no ano de 1903, ondeuma familia notável cujo chefe era o Sr° Manoel Rodrigues da Silva, se dispôs a comprar 15 alqueires de terras, onde veio morar em uma pequena casa de tábua, rodeada por aproximadamente 8000 pés de café e um rancho de sapé onde posavam paneleiros,vindo da cidade de Campos, para um breve descanso e posteriormente seus animais alimentavam-se com uma vegetação chamada caatinga, dando origem aoapelido do local, caatinga. Com o passar do tempo o antigo arraial foi elevado a distrito a denominar-se São Sebatião da Vargem Alegre, devido ao Santo Padroeiro.
Em 21 de dezembro de 1995, foi desmenbrado do municipio de Miraí, através da Lei Estadual 12030, onde o distrito passou a ser municipio. O municipio ocupa uma das menores áreas de Minas Gerais com 74 km2 cortados por serras e banhadopelo Rio Preto, onde o clima é tropical (verão com temperaturas agradaveis e chuvas em abundancia), uma altitude de 718 metros e sua densidade de 39,3 habitantes por km2, seu bioma é de Mata Atlântica sendo que existe também áreas remanescentes da Floresta Tropical. A principal atividade econômica é a agropecuaria, sendo o café a principal fonte de renda para a maioria da população,agrega aosprodutores rurais todo o ano capital para sua subsistência, geração de empregos e aquisição de bens. De acordo com o censo de 2010, a população residente é de aproximadamente 2798 habitantes.
A Secretaria municipal do Meio Ambiente tem como responsabilidade executar tarefas correlatas nestes setores, nas áreas urbana e rural, supervisionando, coordenado e promovendo o desenvolvimento daárea rural do municipio. Cabe a essa executar ações para defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado. A ela compete realizar o estudo de impacto ambiental para instalção de obra ou atividade potencialmente impactante ao meio ambiente bem como promover a educação ambiental e o engajamento da sociedade na conservação recuperação e melhoria do meio ambiente, o Conselho está em fase deestruturação as leis ainda não foram aprovadas na Câmara Municipal do municipio e também está em fase de andamento o plano municipal de saneamento que atua nas áreas de esgoto, lixo e água , mas estão apenas no código de postura do município.Como a Secretaria está em fase de estruturação, ainda não existe uma equipe para atuar nesta área, mais existe (APA) area de proteção ambiental com...
tracking img