Planejamento tributario

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3599 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: O SUPER SIMPLES E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

RESUMO O texto pretende conceituar o planejamento tributário, demonstrando a importância dessa ferramenta no posicionamento estratégico das organizações, que contribui para um melhor posicionamento da empresa no mercado. O artigo também identifica que a adesão ao Super Simples foi uma ferramenta importantepara a sobrevivência das micro e pequenas empresas. Mostra as empresas que podem aderir ao programa.

Palavras-chave: planejamento tributário, estratégia, gestão, micro e pequena empresa, super simples.

SUMMARY

The text you want to conceptualize the tax planning, demonstrating the importance of this tool in strategic positioning of organizations, which contributes to a better positioningof the company on the market. The article also identifies that adherence to the Super Simple tool was important for the survival of the micro and small enterprises. Shows that companies can join the program.

Keywords: tax planning, strategy, management, micro and small enterprise, super simple. INTRODUÇÃO

Segundo a Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe), o Brasil é opaís que possui a maior carga tributária, em relação aos países latino americanos. Em 2008, o país apresentou um carga de 34,4% do PIB (Produto interno bruto), em 2009, este índice decresceu, em virtude da recessão provocada pela crise mundial, atingindo, portanto, um percentual de 33,7 % do PIB. Agora, a expectativa é de que até o final de 2010, a carga tributária brasileira feche em 34, 7% do PIB.Além da excessiva carga, a realidade tributária brasileira é complexa, pois, além de altos custos financeiros, o empresariado sofre com uma constante insegurança mediante a incerteza de estar cumprindo com todas as obrigações exigidas

2
pelo fisco. Segundo o IBPT- Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, cada empresa tem em média 33% do seu faturamento destinado ao pagamento detributos, representando uma importante parcela dos custos das empresas, muitas vezes mais representativos do que os custos de produção. Esse é o principal motivo para que uma parcela significativa de empresas, micro e pequenas, trabalhem de maneira irregular, conforme afirma o trecho:
A carga tributária do país é elevada e complexa, face a inúmeros impostos, taxas e contribuições cobradas pelo governo,o que fez uma infinidade de micro e pequenos empresários optassem a operar seus negócios a margem da lei (apud OLIVEIRA 1999).

Dessa maneira, Amaral (2002) aponta três fatores preponderantes para isso: a quantidade dos mais diferentes tributos cobrados (impostos, taxas e contribuições), a diversidade de normas que regem o sistema tributário com suas freqüentes alterações e o número deobrigações acessórias que uma empresa deve cumprir como declarações, formulários, livros, guias, etc. A criação de uma organização por menos complexa que seja, prescinde de um planejamento que contemple todas as áreas que interferem no desenvolvimento da instituição. Portanto, pensa-se em planejamento estratégico, produto, preço, pessoal, insumos, e principalmente nos tributos. Dessa maneira e considerando oestágio de globalização mundial, que apresenta um mercado competitivo e recessivo, o planejamento tributário assume um papel de extrema importância na estratégia e finanças das empresas, tornando-se uma questão de sobrevivência empresarial. Ou seja, o modo mais correto e eficaz de administrar o ônus tributário, assegurando o correto cumprimento das obrigações fiscais, evitando as multas econtingências tributárias, e buscando soluções seguras e legais para a diminuição da carga tributária. Diante do exposto, o presente artigo pretende conceituar o planejamento tributário e identificar a importância dessa ferramenta para as micro e pequenas empresas, demonstrando como o planejamento pode significar um diferencial estratégico para a organização. Também será identificada o surgimento do...
tracking img