Planejamento financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO METROPOLITANO DE ENSINO - IME
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EMPREENDEDORISMO
PLANEJAMENTO FINANCEIRO

EMPREENDEDORISMO
PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Trabalho apresentado para avaliação do 6° período, turma 00 Sala 00, da disciplina Empreendedorismo, do curso de Ciências Contábeis, turno Noturno, da Faculdade Metropolitana de Manaus-FAMETRO, ministrado pelo professor: AugustoOliveira.

Sumário
Introdução 1

1. Conceito de Planejamento 2
2. Conceito de Finanças 2

3. Conceito de Planejamento Financeiro 2

3.1 Função do Planejamento Financeiro 2

3.2 Planos Financeiros a Longo Prazo 3

3.3 Planos Financeiros a Curto Prazo 4

4. Modelos de Planejamento 4

5. Estrutura de Planejamento Financeiro5

6. Demonstrativos Projetados 5

6.1 Previsões de Vendas 5

6.2 Planejamento do Lucro 5

7. Planejamento Estratégico Empresarial 6

7.1 Modelo de Planejamento Estratégico 6

8. Ferramentas Necessárias ao Planejamento Financeiro 7

9. Orçamento de Caixa 7

10. Custos da Empresa 8

10.1 Custo Fixo 8

10.2 CustoVariável 8

11. Análise do Ponto de Equilíbrio (PE) 8

12. Despesas Variáveis 9

12.1 Despesas Fixas 9

13. Estrutura de Resultados 9

Conclusão 11

Bibliografia 12

Introdução

Planejar significa traçar um plano, programar, projetar. E o planejamento financeiro significa, tanto para pessoas como para empresas, estabelecer eseguir uma estratégia, visando atingir objetivos. Essa estratégia pode ser voltada para curto, médio ou longo prazo. Toda empresa para progredir a longo prazo precisa ter um foco ou um objetivo. Assim também o indivíduo precisa saber antecipadamente as metas que pretende atingir.
No mercado competitivo de hoje, produzir e vender não é mais suficiente, há necessidade de controlar com segurança asfinanças do empreendimento. Isso demanda uma metodologia capaz de gerar informações de qualidade e em tempo hábil para as tomadas de decisão. De conteúdo altamente prático, o planejamento financeiro fornece aos interessados um conjunto homogêneo de conhecimentos que se mostra tão importante quanto decisivo para o melhoramento do desempenho financeiro das empresas.
O planejamento financeiro,através de um conjunto de ações, controle e procedimentos, possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.
O conhecimento perfeito das disponibilidades ou faltas de recursos, permite o melhor gerenciamento, ou seja,buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando a solução de problemas, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa, montar um planejamento visando atingir metas. Especialmente devido ao fato de que o mercado financeiro tornou-se nas últimas décadas mais dinâmico e complexo.
Em resumo, um planejamentofinanceiro bem feito é indispensável à vida das pessoas e das empresas porque possibilita saber, com antecedência, que caminhos estão sendo trilhados, visando maximizar os resultados econômico-financeiros. Isso trás tranqüilidade e menos estresse à vida das pessoas.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

1.Conceito de Planejamento
Conforme o dicionário informal, planejamento é traçar metas, elaborar planosdirecionados a peculiaridades do projeto que se almeja por em prática.
O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, que organiza e define as ações a serem utilizadas. Sendo, portanto, o lado racional da ação.
É uma maneira de antecipar (por suposições e/ou análises estatísticas) os resultados...
tracking img