Meningite bacteriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Meningite Bacteriana


O que é?

A meningite é uma doença dos fluidos do cordão espinhal e dos que envolvem o cérebro. Meningite é causada por infecção viral ou bacteriana.

Causas

Saber sea meningite foi causada por vírus ou bactéria é importante porque a gravidade da doença e tratamento diferem. Meningite viral é geralmente menos grave e cura-se sem tratamento específico, enquanto ameningite bacteriana pode ser muito séria e resultar em danos ao cérebro, perda de audição ou dificuldade de aprendizado. Para a meningite bacteriana também é importante saber que tipo de bactéria acausou porque antibióticos podem prevenir alguns tipos de se espalharem e infectarem ouras pessoas.

Sintomas
Os sintomas iniciais mais freqüentes da meningite são a febre, a cefaléia, a rigidez dopescoço, a dor de gargante e o vômito. Normalmente ela ocorre após uma doença respiratória. A rigidez do pescoço (rigidez nucal) não significa simplesmente dor à flexão do pescoço. De fato, éextremamente doloroso ou impossível levar o queixo até o peito. Os adultos podem se tornar gravemente enfermos em 24 horas e as crianças ainda mais rapidamente. As crianças maiores e os adultos podem setornar irritadiços, confusos e cada vez mais sonolentos. O quadro pode evoluir para o estupor, o coma e, finalmente, a morte. A infecção causa edema do tecido cerebral e impede o fluxo sangüíneo,produzindo sintomas de um acidente vascular cerebral que incluem a paralisia. Alguns indivíduos apresentam convulsões. A síndrome de Waterhouse-Friederichsen, uma infecção de evolução rápida e avassaladoracausada pela Neisseria meningitidis, produz diarréia grave, vômito, convulsões, hemorragias internas, hipotensão arterial, choque e, freqüentemente, a morte. Em crianças com menos de 2 anos, a meningitegeralmente causa febre, problemas alimentares, vômito, irritabilidade, convulsões e um choro agudo. A pele sobre a fontanela (a zona macia entre os ossos do crânio) torna-se tensa e ela pode...
tracking img