Planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento da ação empresarial
O planejamento dentro de uma organização e essencial para que ela alcance seus objetivos e mantenha sua vantagem competitiva. O planejamento determina quais serão os objetivos a ser atingidos e quais os meios de alcança-los. Depois dedeterminar os objetivos e colocá-los em papel, é necessário estudar cada estratégia levando em conta que ações no presente podemconsequentemente afetar no sucesso do planejamento e nos obrigar a um replanejamento, além disto em um mundo onde as mudanças ocorrem rapidamente, a função do planejamento é nos da segurança nas decisões e melhorar o desempenho nas organizações.
Cap. 7-Planejamento estratégico: abrange a organização como um todo.
* É projetado para longo prazo, de 2 a 5 anos é o tempo médio estipulado paratirar o planejamento do papel e avaliar os resultados.
* Envolve a empresa como totalidade, nele está incluído o planejamento tático e operacional, no intuito dealcançar um objetivo único, como por exemplo: aumentar o capital da empresa.
* É definido pela cúpula da organização, é realizado no nível institucional da empresa.
* É voltado para eficácia da organização.
Etapas do planejamento1. Determinação dos objetivos: Nesta etapa procuramos deixar claro aonde queremos chegar, depois desdobramos em planejamento tático e operacionais, é nessa hora que iremos ver quais ações deverão ser tomadas por cada setor em específico. Os objetivos empresariais estão divididos em quatro grupos: lucro, expansão da empresa, segurança e autonomia ou independência.

2. Análise ambientalexterna: permite analisar fatores externos que influenciam nas ações da organização estes podem ser oportunidades ambientais ou ameaças ambientais. Em primeiro lugar ela irá conhecer o ambiente externo focando suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições, ameaças, coações e contingências, dos quais ela não pode fugir ou escapar. Esta análise também permiteconhecer profundamente fatores do ambiente mais próximo, como: clientes, fornecedores, concorrentes e agências reguladoras. Através dos resultados obtidos a organização poderá tomar atitudes assertivas dentro do planejamento estratégico.
3. Análise organizacional interna: forças e potencialidades internas, fragilidades internas. O objetivo é saber quais recursos disponíveis, podem ser financeiros,mercadológicos, produtivos e humanos da empresa. Missão e visão, recursos empresariais, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnológica, pessoas e cultural da organização, influem diretamente na compreensão da Análise Organizacional Interna.
-Análise SWOTou FOFA: Visa identificar e estudar as forças, oportunidades, as fraquezas e as ameaças, no intuito de explorar os pontosfortes, e desenvolver os pontos fracos.

4. Formulação de alternativas: a criação de alternativas irá depender de fatores internos e externos, que foram previamente identificados e estudados, estas alternativas podem ser ativas ou passivas. As alternativas ativas (ofensivas) geralmente são tomadas em grandes empresas no seu principal segmento, enquanto as pequenas na maioria das vezes optampela passiva (defensiva), quando atuam em mercados abrangidos pelas grandes empresas ou por meio de estratégias ofensivas em segmentos de mercado ignorados pelas empresas dominantes.

5. Elaboração do planejamento: Nesta etapa os objetivos, prazos, estratégias, alternativas, e tudo que se achar necessário para alcançar bons resultados através do planejamento estratégico, serão colocados deforma clara no papel.

6. Implementação e execução: Agora tudo que está no papel será colocado em prática. A execução requer organização adequada, intensa coordenação, incentivo as pessoas, controles, acompanhamentos intensos, e sobretudo liderança estratégica e operacional por partes do gerentes e supervisores. Sem participação e compromisso de todas as pessoas, a estratégia não acontece. É...
tracking img