Planejamento do turismo em recife

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Planejamento e a Organização do Turismo em Recife 



Atualmente Recife é considerada a líder do turismo no estado de Pernambuco. Com sua tradição histórica e sua beleza natural, a cidade foi ganhando espaço no cenário do turismo Nacional e Internacional, e com isso ganhou prestigio e premiações:

• Prêmio de Melhor Política Pública do Turismo entre os 65 Destinos Indutores doTurismo no Brasil | 2009;

• Reconhecimento nacional na Parceria Público-Privada | PCR e RCVB;

• Destino referência em Turismo Cultural no Brasil – Programa Vivências Brasil/ Benchmarking em Turismo 2010;
• 1° pólo gastronômico do Norte e Nordeste e 3º do Brasil;
• 2º pólo médico do Brasil;
• Uma das melhores ocupações na hotelaria das capitais brasileiras;
• Pólode Informática referência nacional;
• Plenária exclusiva de Turismo no Orçamento Participativo – a única do País.

Com um grande potencial turístico e forte vocação para o turismo de negócios, freqüentemente é escolhida como sede de diversos eventos, como simpósios, jornadas e congressos: a Região Metropolitana do Recife foi o terceiro pólo de eventos internacionais no Brasil em 2011,atrás somente de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Além disso, vale lembrar que o Recife é considerado a Capital Brasileira do Mergulho em Naufrágios, sendo a prática favorecida pela alta visibilidade e temperatura do mar, em torno de 26°C. 



I – Principais Produtos Turísticos

Os principais produtos turísticos da cidade do Recife se concentram em considerável parte em atrativos naturais, setratando de áreas verdes, espaços abertos e de lazer, a exemplo dos parques e praias urbanas. Estes pontos de interesse são ainda tidos como a grande corda que atrai os turistas para a cidade, aliados com os equipamentos de apoio ao turista e de lazer que serão citados a seguir.

O Recife destaca-se também por promover o produto “Cultura” presente nas manifestações populares e festascaracterísticas da terra. A importância deste produto turístico vem sendo constantemente discutida tanto na sua propagação, manutenção e sobrevivência. Apesar de o nosso maior patrimônio ter em si a beleza e originalidade da manifestação de rua, os bailes e das influências colonizadoras é importante ressaltar que este produto deve ter uma manutenção específica e incentivos, que permita as condições parasustentar-se perante a influência externa do turismo.

O Recife também pode ser considerado como um local que tem um produto que atrai o público de feiras e congressos, tendo assim, como aliado o turismo de eventos para alavancar a oferta turística. Sendo um mais uma âncora que recorre consequentemente aos produtos turísticos tradicionais, o turismo de eventos por toda estrutura que demanda, acaba porexigir que os destinos estejam ainda mais preparados para este tipo de público, caracterizado como exigentes e difíceis de mensurar em uma única subtipologia.

Alguns outros produtos turísticos tidos com os que incrementam a oferta do destino são os bares, restaurantes e galerias; estes compõem um grupo acessório do turismo, mas não obstante, sendo essenciais para a oferta e dar base aosequipamentos turísticos e suporte no bem estar. Ainda importante, este grupo de equipamentos podem se tratar de produtos turísticos singulares, como elementos especiais e particularidades que fazem dos “lugares acessórios” um destino de visitação consequente.

Nossos museus, acervos e casas de cultura compõem um elemento importante no destino, contudo ainda não são trabalhados devidamente como elementosque atraem turistas e promovem o seu deslocamento exclusivo. As matrizes culturais da cidade do Recife ainda funcionam com o grupo acessório e não são bem aproveitados e valorizados como deveriam, são pontos de cultura de passagem, ainda não são trabalhados como produto de atração dos visitantes.




II- Principais Segmentos Turísticos atualmente trabalhados na Cidade 

Por ser...
tracking img