Planejamento de marketing marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4846 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIJUÍ - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS
DACEC – Departamento de Estudos Administrativos, Econômicos, Contábeis e das Comunicações
Curso de Administração

PLANEJAMENTO DE MARKETING
MARCOPOLO S/A

BIANCA BAIRROS
PAULO LINDEMANN
TAIRINI DE MOURA
VAGNER DE OLIVEIRA RODRIGUES

Orientador: Prof. Martin Ledermann








Panambi, 2° semestre de 2012.SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
SUMÁRIO EXECUTIVO 4
1. NEGÓCIO 5
2. MISSÃO 5
3. VISÃO 5
4. PRINCÍPIOS 5
5. HISTÓRICO DE MARKETING 6
6. ANÁLISE DA SITUAÇÃO 7
6.1. ANÁLISE AMBIENTAL 7
6.2. ANÁLISE DO MERCADO 8
6.3. ANÁLISE DO PRODUTO 9
6.4. ANÁLISE DO CONSUMIDOR 10
6.5. ANÁLISE DA CONCORRÊNCIA 10
6.6. ANÁLISE SWOT 12
7. OBJETIVOS. 14
8. SEGMENTAÇÃO-ALVO-POSICIONAMENTO 15
9.DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS 16
9.1. PRODUTO. 16
9.2. PREÇO. 17
9.3. PRAÇA 17
9.4. PROMOÇÃO 18
10. PLANOS DE AÇÃO E ORÇAMENTOS 19
11. CONTROLES 20
CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22

INTRODUÇÃO

No trabalho a ser apresentado, será abordado um plano de marketing da empresa Marcopolo S/A. Uma organização em constante crescimento, buscando investir cada vez mais, tanto emnovas tecnologias como conforto, visando à satisfação de seu cliente.
Com os problemas e desafios é o papel do administrador ter um contato mais direto com a realidade empresarial, bem como proporcionar uma integralização da teoria e da prática administrativa.
Também leva a observar a conjuntura no desenvolvimento de uma organização frente à crise e outros impactos econômicos no ramo de produçãode carrocerias, pois exige uma administração sábia, apta a adequar e enfrentar a tais mudanças e a concorrência do mercado, este que está cada vez mais acirrado.
De suas perspectivas de crescimento e desenvolvimento no mercado, de atender e resolver as necessidades de seus consumidores/clientes, a sobrevivência de dependência da sua missão e a capacidade de executá-la, os fatores externos,econômicos, políticos e demográficos que podem afetar o seu mercado, e uma análise de seus principais concorrentes, seus pontos fortes e fracos.
Este trabalho contempla negócio, missão, visão, histórico de marketing, seguido das questões quanto a análise da situação, os objetivos e metas, as estratégias, plano de ação, orçamentos e avaliação e controle da organização no ramo de produção de carroceriaspara ônibus, micros e minis.

SUMÁRIO EXECUTIVO

  O setor de transportes vem em acelerado crescimento nas últimas décadas, o aumento da população urbana, a predominância de transportes rodoviários e crescimento da economia do país são fatores que contribuem muito na demanda por transportes coletivos terrestres. A expectativa é ainda maior quando lembramos os eventos que serão sediados no paísem 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Olimpíadas).
Neste contexto as empresas ligadas ao segmento de transportes coletivos estão se organizando para concretizar o crescimento esperado. A Marcopolo pretende atingir até 2016 participação de 65% no mercado brasileiro, e para isso aumentará a produção no exterior para que a produção de suas fábricas nacionais fique no Brasil.
Outro objetivo da empresaé apresentar receita de vendas no valor de R$ 6.000.000.000,00 em 2016, através do crescimento médio de 13,5% / ano que apresenta, e de uma estratégia de alto valor agregado aos produtos devido ao diferencial de qualidade.
E como objetivo final a empresa visa apresentar crescimento de 75% na produção entre 2011 e 2016, como resultado de um plano de investimento na modernização de fábricas,aumento da produção, qualificação de funcionários e melhoria da qualidade dos produtos fornecidos.

NEGÓCIO

Fornecer soluções em transportes coletivos terrestres.

MISSÃO

Aproximar pessoas.

VISÃO

Ser reconhecida mundialmente como empresa brasileira mais competitiva na fabricação e montagem de carrocerias de ônibus e microônibus urbanos e interurbanos, transmitindo a imagem de uma...
tracking img