PLANEJAMENTO DE LINGUAGUEM ORAL

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA


A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constituemem um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidadesassociadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Vários autores contribuíram para a compreensão da linguagem e sua repercussão, entre eles, Vygotsky, queconsidera a linguagem como um exercício social, à medida que a criança apreende a usar palavras, desenvolve conceitos, isto é, ideias a respeito dos acontecimentos, assim como relações que existementre eles.
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para que a criança amplie suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
Otrabalho com a linguagem se constitui uns dos conteúdos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na orientação das ações dascrianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Portanto, aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais e, com eles,os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.

Objetivos
Fomentar o diálogo, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem eenriquecimento do vocabulário;

Manusear materiais diversificados amplia gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressões de diferentes gêneros textuais; permitindo o contato comdiversos tipos de texto.

Brincar com modelagem de letras com massinha, perfuração da letra inicial ou nome próprio, recorte e colagem de letras a crianças grafa o nome, identifica as letras do seu...
tracking img