Planejamento de custo da empresa potengy

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Santa Helena

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Processo de Produção da Indústria Potengy.

Recife, 10 de Abril de 2012.
Faculdade Santa Helena

CONTABILIDADE DE CUSTOS

Processo de Produção da Indústria Potengy.



Índice

1. Introdução

2. A Indústria Potengy

3. Os Produtos Produzidos

4. O Processo de Produção

5. Os Métodos dos Centros deCustos

6. Aplicando os Conhecimentos Adquiridos

7. O Método de Rateio Simples

8. Conclusão

9. Bibliografia

Introdução

Neste trabalho iremos falar das gestões de custos, vamos mostrar como os custos se comportam dentro da empresa, quais as maiores causas de desperdícios, os lugares onde deve haver mais investimentos para que a capacidade seja mais bem aproveitada, quantocusta cada etapa, cada produto.
Essas informações são bastante importantes para que os gestores possam embasar suas decisões de longo, médio e curto prazo, guiando a entidade para o alcance das metas perseguidas.
Iremos analisar o método de centros de custos na fábrica de argamassa e rejunte para analisar os custos envolvidos no processo produtivo, identificar o sistema de produção utilizadopela empresa e realizar os cálculos dos custos de produção gerados pela empresa.

A Empresa

A Empresa Potengy Industrial foi fundada em 1996 por Alexandre José da Costa (in memorian), a Industrial Potengy, localizada no município de Macaíba, no estado do Rio Grande do Norte, focou sua missão em Fornecer soluções para a construção civil, tendo como meta a qualidade dos seus produtos.Conta com um quadro de quatro (4) funcionários e funciona no horário comercial (segunda à sexta, das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00). Os dois proprietários responsabilizam-se pela gerência de toda a empresa (produção, finanças, etc). A secretária é responsável pela organização dos documentos da empresa, pelo atendimento ao cliente e, às vezes, pela realização de vendas de produtos. Os trêsoperários contratados são os funcionários que administram o estoque de matéria-prima e produtos acabados, fabricam os produtos, abastecem os postos de trabalho e expedem os produtos vendidos. Quando a demanda torna-se superior à capacidade de mão-de-obra existente, os gestores contratam funcionários temporários para suprir esta deficiência.
Um dos proprietários é responsável pelas vendas externas e portudo que concerne à
produção (planejamento, controle, etc.). O outro é responsável pelo controle financeiro e questões jurídicas.

Os Produtos Produzidos

A Industrial Potengy iniciou produzindo argamassas colantes e rejuntes, no ano de 1996 iniciou também sua produção de TINTAS e derivados. Nesse mesmo ano a empresa certificou os produtos da linha FORTCOLA com o ISO 9001, sendo aprimeira argamassa do Estado a se comprometer com a satisfação dos clientes, fazendo treinamento com os colaboradores da empresa, entregando os produtos com rapidez e segurança, além de padronizá-los. Devido a essa dedicação, a Industrial Potengy, no ano de 2006 obteve a re-certificação do ISO 9001.

Atualmente a Industrial Potengy fabrica a argamassa colante industrializada mais consumida no Estado,sendo responsável por 80% do mercado consumidor. A qualidade do produto faz com que a venda cresça a cada dia, sendo comercializada nos estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Alagoas.

O Processo Produtivo

“O Processo de Produção é o conjunto de atividades e operações inter-relacionadas envolvidas na produção de bens (caso de indústrias) ou serviços.”
Assim um sistema écomposto de três partes;

- Inputs (entradas, insumos): são os recursos que serão transformados ao longo do
Sistema de produção e os recursos que agirão sobre os transformados.

- Processo de transformação (processamento, transformação): Uso de recursos.
Para “mudar o estado ou condição de algo para produzir outputs.”

- Outputs (saídas, resultados): São os objetivos do processo de...
tracking img