Planejamento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Planejamento Ambiental

Conceitos:

“Planejamento” é o processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações (pelo governo, pela direção de uma empresa, etc.) visando à consecução de determinados objetivos, ou ainda, “trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados. Planificação”.
Assim, podemos definir o “Planejamento ambiental”como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.
Mas o planejamento ambientalcomo política pública envolve um pouco mais de questões como o levantamento de dados sobre a região para a qual se pretende fazer o planejamento e, a mais complicada: a análise integrada das diversas variáveis envolvidas.
Segundo R. F. Santos, em seu livro “Planejamento Ambiental: Teoria e Prática”, o planejamento ambiental pode ser definido como o “planejamento de uma região, visando integrarinformações, diagnosticar ambientes, prever ações e normatizar seu uso através de uma linha ética de desenvolvimento”.
Ou seja, o planejamento ambiental como política pública, mais do que uma simples planificação de ações, envolve um estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e sócio-econômico da região. È ai que entra o Zoneamento Ecológico – Econômico (ZEE) como subsídio ao planejamentoambiental.
O ZEE contribui para tornar o planejamento mais eficaz ma vez que estabelece quais os usos mais adequados para cada localidade de acordo com suas característica e capacidade suporte. Ajudando inclusive, na definição de áreas prioritárias ao planejamento ambiental.



Planejamento Ambiental Voltado ao Saneamento Básico de um Município

O Planejamento ambiental local e regionaldos municípios envolve inúmeras e divergentes questões, vinculadas às diversas temáticas e assuntos municipais. Os munícipes têm exigido uma qualidade de vida mais adequada e questionado a sua participação na condução dos municípios. Em paralelo às questões ambientais, os munícipes e os gestores municipais vêm enfrentando constantemente desafios políticos, sociais, econômicos, de saúde, de educaçãoe de planejamento. Tais enfrentamentos também estão relacionados com a s dificuldades financeiras nos municípios, as inexoráveis legislações e as pressões dos munícipes e dos interessados na cidade. O planejamento ambiental elaborado juntamente com o planejamento estratégico municipal pode se constituir num instrumento de política pública e relevante para o desenvolvimento local e regional. Oobjetivo do artigo é propor uma metodologia para o projeto de planejamento estratégico ambiental de municípios e descrever a experiência da sua elaboração em conjunto com o planejamento estratégico municipal em uma cidade. A metodologia especifica quatro fases e contempla os preceitos do empreendedorismo. Também contextualiza o plano plurianual, o plano diretor da cidade, os projetos participativos, oplanejamento de recursos humanos, das informações e das tecnologias.
O planejamento ambiental local e regional dos municípios envolve inúmeras e divergentes questões, vinculadas às diversas temáticas e assuntos municipais.
Além da temática ambiental (ou meio ambiente), outras temáticas devem ser contextualizadas nesse planejamento. Como exemplos, podem ser citados outras temáticas:agricultura: ciência e tecnologia; comércio; cultura; educação; esporte; habitação; indústria; lazer; saúde; segurança; serviços; social; transporte; turismo; urbana e rural. Nesse sentido, em paralelo às questões ambientais, os munícipes e os gestores municipais vêm enfrentando constantemente desafios políticos, sociais, econômicos, de saúde, de educação e de planejamento. Tais enfrentamentos também estão...
tracking img