Planejamento ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2525 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho tem como finalidade informar ao profissional de Serviço Social sobre a conceituação e aplicação do planejamento ambiental voltado ao saneamento básico de um município. Levando-o a conhecer as diversas formas de utilização das ferramentas de planejamento e compreender o planejamento ambiental como forma de minimizar os diversos impactos ambientais inerentes aodesenvolvimento do município. Levando-o a desenvolver um olhar sobre a questão social num contexto onde se destacam o esgotamento de recursos naturais necessários à vida e às sociedades, a divisão do trabalho, o desemprego, a pobreza e a auto-sustentabilidade do planeta decorrente do desenvolvimento social e econômico de um município.

O Conceito de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
“Otermo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar)”. (Fonte: Wikipédia Enciclopédia livre).
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamenterelacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. (Fonte: SuaPesquisa)
Por sustentabilidade ambiental entende-se a não interferência do homem nos ciclos naturais, em nível regional e planetário, dosrecursos existentes e, ao mesmo tempo, a não degradação de suas riquezas naturais. Podemos dizer que sustentabilidade é desenvolvimento presente garantindo o futuro das próximas gerações
Entendemos que a sustentabilidade tende a ser um modo de vida, onde as necessidades humanas são preenchidas, em seu maior potencial, mas ao mesmo tempo preservando a natureza no presente e deixando preservada abiodiversidade e os ecossistemas naturais para o futuro.
A sustentabilidade abrange varias formas e níveis de organização. As formas: econômica, social, política, cultural, institucional e ambiental (recursos naturais). E os níveis que vão desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

Aplicações da Sustentabilidade
A cultura sustentável deve se iniciada e difundida entre os familiares, amigos evizinhos, com atitudes como:
Tratando o esgoto corretamente; Não queimando lixo ou outros detritos; Usar produtos de limpeza menos agressivos e totalmente biodegradáveis; Não jogar lixo nas ruas ou em locais impróprios; Tomar banho com o chuveiro elétrico na posição “verão”; Não escove os dentes, barbeie-se ou lave roupas com a torneira aberta nos momentos em que a água não é necessária.
Acaptação de água da chuva em bom armazenamento pode ser utilizada para a limpeza; para descarga em vasos sanitários e para coisas onde o uso da água potável represente um desperdício, isso resolveria problemas, como o reaproveitamento de água nas casas.
A coleta seletiva, que está relacionada à reciclagem e se torna uma importante fonte de renda para famílias carentes. Reciclando lixo orgânico,transformando-o em adubo e a parte não orgânica no que for possível,

POLITICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981
Art. 2º- A Política Nacional do Meio Ambiente tem por objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propícia à vida, visando assegurar, no País, condições ao desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e àproteção da dignidade da vida humana, atendidos os seguintes princípios:
I - ação governamental na manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como um patrimônio público a ser necessariamente assegurado e protegido, tendo em vista o uso coletivo;
II - racionalização do uso do solo, do subsolo, da água e do ar;
III - planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais;...
tracking img