Planehamento agregado

1141 palavras 5 páginas
PLANEJAMENTO AGREGADO
A sobrevivência e sucesso de uma organização depende da eficiência com a qual produz seus bens e serviços, sendo o custo do produto determinado em grande parte pela eficiência do seu sistema produtivo.
O Planejamento Agregado é considerado por Monks ,como "uma decisão negociada de alto nível que coordena as atividades de marketing, finanças e outras funções".
O Planejamento Agregado busca o dimensionamento dos recursos produtivos (mão-de-obra, equipamentos e materiais básicos), a fim de garantir que estes estarão disponíveis em quantidades adequadas e nos momentos adequados.

Envolve a estruturação de um plano (o plano agregado) que responda à previsão de demanda através de uma combinação de força de trabalho e níveis de estoques.
Os administradores têm à sua disposição algumas estratégias para a tomada de decisão no Planejamento Agregado, sendo elas: * Variação de tamanho de equipe de trabalho; * Tempo extra e tempo ocioso; * Variação de níveis de estoque; * Aceite de pedidos para atendimento futuro; * Subcontratação; * Utilização da capacidade. Pode - se apontar três níveis de planejamento em PCP: Planejamento de longo prazo concernente a decisões estratégicas, como localização de fábricas e introdução de novos produtos;

Planejamento de curto prazo, referente à programação da produção e sequenciamento; e, entre estes dois extremos, encontra-se:

Planejamento intermediário ou Planejamento Agregado da Produção (PAP). Em geral, o horizonte de planejamento varia de três meses a um ano

Através do Planejamento Agregado deseja- se providenciar uma capacidade tal que os custos de falta de capacidade (tais como perda de vendas e pagamento de horas extras) e os custos de excesso de capacidade (essencialmente, custos de ociosidade dos recursos) sejam minimizados. Em geral, o planejamento é realizado

Relacionados

  • CLARA REYNALDO MESTRADO
    51134 palavras | 205 páginas