Planalto maranhense

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANALTO MARANHENSE
Definimos Planaltos, como superfícies elevadas, aplainadas delimitadas por escarpas onde o processo de desgaste supera o de acúmulo de sedimentos. Essas feições da superfícieterrestre não apresentam uma uniformidade, ou seja, observaremos uma variação muito grande dependo de onde a mesma se faça presente.

Fonte: brasilescola.com/planalto

As características dosplanaltos dependem da estrutura geológica de cada região, logo em alguns lugares aparecem com maior ou menor altitude. Sendo assim este trabalho visa caracterizar como estas feições se fazem presente noestado do Maranhão e quais as suas principais potencialidades.
Observaremos que no maranhão segundo Feitosa, (2006) o Planalto Maranhense abrange as áreas mais elevadas do centro-sul, com altitudes de200 a 800 metros. Subdivide-se em cinco unidades geomorfológicas: Pedi plano central, Planalto Oriental, Planalto Ocidental, Depressão do Balsas e Planalto Meridional.
* Pediplano Centralcorresponde à área norte do planalto maranhense. Caracteriza-se pelo domínio de formas dissecadas pela superimposição da drenagem formando topos tabulares com bordas abruptas que decaem para colinas dedeclividade média a alta. Nesta unidade destacam-se as serras: Cinta, Negra, Branca, Alpercatas e Itapecuru. A altitude máxima é de 686 m na serra Negra.
* O planalto oriental constitui o conjunto demorfoesculturas do leste maranhense, que se prolonga para nordeste. Apresenta forma tabulares, com cotas máximas de 460 m, que decaem para vales mais amplos em colinas de declividade média a alta, ondese destaca a Serra do Valentim.
* O planalto ocidental conforma um conjunto de morfoesculturas do oeste maranhense com altitudes máximas em torno de 350 m e lineamento nordeste-sudoeste, ondepredominam as serras do Gurupi, Tiracambu e Desordem.
* A depressão do Balsas compreende o conjunto de morfoesculturas rebaixadas, modeladas pela drenagem do rio Balsas e seus afluentes com...
tracking img