Pista de bolichee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Leitura e Produção Textual 1 – Exercícios Extras
Prof. Alexandre de Almeida.


EXERCÍCIOS



1. Identifique os tipos de língua abaixo (culta, coloquial, vulgar, regional). A primeira frasevem como exemplo:


a) Temos conhecimento de que alguns casos de delinqüência juvenil no mundo hodierno decorrem da violência que se projeta, através dos meios de comunicação, com programas queenfatizam a guerra, o roubo e a venalidade. Culta

b) Cadê o livro que te emprestei? Me devolve em seguida, tá?

c) “Nóis ouvimo falá do pograma da televisão.”

d) “A la pucha, tchê! O índio estámais por fora do que cusco em procissão – o negócio hoje é a tal de comunicação, seu guasca!”

e) O materialismo dialético rejeita o empirismo idealista e considera que as premissas do empirismomaterialista são justas no essencial.

f) “O negócio agora é comunicação, e comunicação o cara aprende com material vivo, descolando um papo legal. Morou?”

g) “Meus camaradinhas:
Não entendibulufas dessa jogada de fazerem o papai aqui apresentar o seu Antenor Nascentes, um cara tão crânio, cheio de mumunhas, que é manjado até na Europa. Estou meio cabrero até achando que foi crocodilagem dodiretor do curso, o professor Odorico Mendes, para eu entrar pelo cano.
O seu Antenor Nascentes é um chapa legal, é bárbaro e, em Filologia, bota banca. Escreveu um dicionário etimológico queé uma lenha. Dois volumes que vou te contar. Um deles é desta idade... mais grosso que trocador de ônibus. O homem é o Pelé da Gramática, está mais por dentro que bicho de goiaba. Manda brasa,professor Nascentes!”
(Correio do Povo, 20/04/1966.)

h) Me faz um favor: vai ao banco pra mim.

(Fonte: MARTINS, D.S. e ZILBERKNOP, L.S. Português instrumental. Porto Alegre: Sagra-Dc Luzzatto, 1998.)2. O articulista Luiz Nassif em seu artigo “O FMI vem aí. Viva o FMI”, publicado na revista Ícaro, fez uso do registro culto típico do jornalismo, mas utilizou também algumas expressões da...
tracking img