Piscologo escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICÓLOGO ESCOLAR – ESSE DESCONHECIDO

Patrícia Pereira Teixeira
Psicóloga Escolar

1
PSICÓLOGO ESCOLAR - ESSE DESCONHECIDO Patrícia P. Teixeira
n. 02, Curitiba, jul. 2003 www.utp.br/psico.utp.online

RESUMO Este texto tem como objetivo apresentar a experiência como psicóloga escolar em uma escola de educação infantil. Busca-se discutir uma forma de atuação baseada em uma visãopreventiva contemplando o atendimento aos alunos, pais e professores. Fundamentado basicamente por uma visão vygotskiana em relação ao ensino e a aprendizagem, pretende-se resgatar o papel do psicólogo escolar e suas contribuições como profissional da educação.
Palavras-chave: psicologia escolar, formação, atuação.

ABSTRACT This text intends to present the experience as a school psychologist in thechildhood education. This study aims to discuss of the way a psychologist can act in a preventive view considering a studentes, parents and professors. This will be done based mainly in the ideas of Vygotsky. The present paper tries to redeem the part of the school psychologist and their contribution as education professional.
Key words: school psychology, underground education, performance.

2PSICÓLOGO ESCOLAR - ESSE DESCONHECIDO Patrícia P. Teixeira
n. 02, Curitiba, jul. 2003 www.utp.br/psico.utp.online

A Psicologia Escolar é uma área da Psicologia que tem suscitado inúmeras reflexões acerca da identidade dos profissionais que nela atuam, sobretudo a necessidade de uma redefinição do papel do psicólogo na escola e de reestruturação da formação acadêmica (Almeida,1999; Jobim eSouza,1996). O surgimento da área esteve ligado à psicometria e à aplicação de testes, com o predomínio de um modelo clínico de atuação do psicólogo escolar. Nesse modelo, a causa do problema estava centrada no aluno, enquanto que fatores externos: sociais, institucionais e pedagógicos eram ignorados. De acordo com Jobim e Souza (1996), há a necessidade de se refletir sobre a especificidade desseprofissional devido ao fato de existir uma superposição de papéis e funções dentro da escola, em que vários profissionais reivindicam o mesmo espaço. Segundo a autora, há uma miscigenação de papéis entre o psicólogo, o pedagogo e o psicólogo escolar (poderíamos incluir ainda o psicopedagogo), e a atuação do psicólogo deve ser realizada de maneira crítica e contextualizada. As escolas ainda demandamum trabalho clínico, terapêutico, individualizado, e os psicólogos sem consciência do seu papel enquanto profissionais ligados à educação, respondem a essa demanda clínica. Esta reflexão é resultado do trabalho desenvolvido em uma instituição de Educação Infantil de Curitiba, de pequeno porte e que atende a crianças de classe média alta. Busca-se discutir uma proposta de intervenção baseada em umavisão preventiva, contemplando o atendimento aos alunos, pais e professores. Fundamentado basicamente em uma visão vygotskiana em relação ao ensino e a aprendizagem, pretende-se reafirmar o papel do psicólogo escolar e suas contribuições como profissional da educação. A atuação como psicóloga escolar abrange as seguintes atividades: observações dos alunos em diferentes momentos a fim de obterdados sobre o desenvolvimento de cada criança durante o bimestre; supervisões quinzenais com professores para discutir aspectos específicos de determinados alunos (comportamento e falta de limites, sobretudo); reuniões com pais (anamnese de alunos novos, reuniões convocadas pela escola ou pelos próprios pais). Tratando-se de um enfoque preventivo, os pais são chamados, com freqüência, para um retornosobre o desenvolvimento do filho ou sempre que se notam alterações de conduta; reuniões bimestrais e reuniões com equipe (com realização de dinâmicas de grupo, trabalho com textos e explanações com caráter informativo e formativo). Entre as dificuldades encontradas para a inserção da psicologia escolar, ressalta-se o desconhecimento por parte dos pais e da instituição quanto ao papel efetivo...
tracking img