Resumo do texto a face repugnante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto “A Face Repugnante”

O autor diz que as organizações estão nos matando. Estamos sendo envenenados pela alimentação, por produtos químicos que são adicionados aos alimentos queingerimos. Existem também propagandas para aumentar o consumo de produtos que são prejudiciais à saúde como o cigarro, por exemplo. Ainda, podemos adicionar os problemas ambientais causados pelos resíduosindustriais expelidos diariamente e armazenados em lugares inadequados.
Muitos trabalhadores se encontram num sistema de escravidão social, moral e espiritual declarada. A exploração de empregadospersiste. Pesquisadores acreditam que as condições de higiene e segurança no trabalho melhoraram muito, mas problemas básicos continuam. Os acidentes de trabalho e as doenças relacionadas ao trabalhomatam milhares de trabalhadores pelo mundo todo. Quando empresas tomam providencias neste sentido, normalmente é objetivando ganhos financeiros e não preocupação com o próprio trabalhador, poisenfatizam a questão eficiência muito mais que a questão segurança.
Não podemos considerar as organizações como empresas racionais, com objetivos que visam a satisfazer a todos, pois elas não são assim, istoé mais uma ideologia do que uma realidade e a efetividade está longe de ser atingida.
A classe dos trabalhadores é dividida em trabalhadores primários (altos cargos que exigem alto grau de competênciae conhecimento específico) e secundários (Operários comuns menos especializados e baratos),isto criou diferença de status e deu maior poder às organizações, com certeza a não segurança tem muito maisvítimas no mercado de trabalho secundário, fato que evidencia a discriminação da população trabalhadora.
Existem 3 tipos de dominação:
1. Carismática que ocorre quando um líder exerce a suainfluência em virtude das suas qualidades pessoais;
2. Tradicional que acontece quando o poder de mando tem por base um respeito pela tradição e pelo passado;
3. Racional - legal que acontece...
tracking img