piscicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3845 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - CAMPUS SÃO VICENTE
CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
CLARICE ALVES PAVAN










Relatório de Estágio

PISCICULTURA
















Santo Antônio de Leverger-MT
2014
CLARICE ALVES PAVAN










Relatório de Estágio

PISCICULTURA







Relatóriode estágio apresentado como requisito parcial para obtenção do Título de Técnico em Agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente, sob orientação da Profª. Msc. Ana Paula Monschau Funck.








Santo Antônio de Leverger-MT
2014
Clarice Alves Pavan






Relatório de Estágio

PISCICULTURA


Relatório de estágioapresentado como requisito parcial para obtenção do Título de Técnico em Agropecuária, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – Campus São Vicente.



Este trabalho foi apresentado e julgado aprovado pela banca examinadora que abaixo assina.




Prof.ª Msc. Ana Paula Monschau Funck – IFMT Campus São Vicente
Orientadora




Prof. (titulação) (nomecompleto) – IFMT Campus São Vicente
Membro




Prof.ª Esp. Waldinéia Lemes da Cruz Alves – IFMT Campus São Vicente
Membro



Em 20 de março de 2014, Santo Antônio de Leverger-MT.
FICHA TÉCNICA







Nome: Clarice Pavan

Curso: Técnico em Agropecuária

Empresa: Guarantã Energético Ltda – Estação Experimental de Piscicultura Braço
Norte

Município / UF:Guarantã do Norte-MT

Carga Horária: 272 horas

Período de Realização: 23/04/2012 a 04/05/2012: 40h
27/06/2012 a 28/07/2012: 232h




Responsabilidade Técnica:

Nome: Lucio Luiz Déo

Formação Profissional: Tecnólogo Zootecnista

Função da Empresa: Consultor e Assessor Zootécnico e Ambiental











1. INTRODUÇÃO


Estetrabalho tem como objetivo relatar as atividades realizadas na Estação Experimental de Piscicultura Braço, realizado para cumprir os requisitos obrigatórios do curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso-IFMT/Campus São Vicente. Foi executado em duas etapas no ano de 2012. A primeira etapa foi de 23 de abril a 04 de maio com 40 horas deatividades; a segunda compreende de 27 de junho a 28 de julho, totalizando 272 horas. A Piscicultura me despertou maior interesse dentre as teorias aprendidas no decorrer do curso, sendo assim busco ampliar meu conhecimento nesta área.
Com o atual desenvolvimento dessa atividade no estado de Mato Grosso, a criação de peixes em cativeiro está se destacando na região, pois, é uma região que apresentacaracterísticas favoráveis ao desenvolvimento da Piscicultura por apresentar condições climáticas e de relevo adequadas e principalmente a água, temperatura e qualidade do solo como principais vantagens que esta possui além de termos algumas espécies já adaptadas ao cultivo. Entretanto, o setor de Piscicultura do IFMT encontra-se desativado sem otimizar o aprendizado com atividades práticas as quaisforam oportunizadas pelo estágio.
A Piscicultura é uma atividade muito antiga, que hoje em dia, tornou-se um importante e relevante para a economia brasileira1. Em todas as regiões do Brasil, ao longo dos anos, foram desenvolvidos métodos e tecnologia visando facilitar e adequar o cultivo de peixes às condições ambientais características de cada região, onde particularmente no Brasil vem sedestacando nessa atividade por apresentar um grande número de espécies nativas e boa aceitação delas no mercado consumidor as nossas diversificadas condições.
Segundo Brasil (2011) o estado de Mato Grosso produziu 48.748,3 t de pescado. Está classificado em 5º lugar no ranking nacional e maior produtor de peixe nativo na região Centro Oeste.
A Piscicultura brasileira caracteriza-se pelo...
tracking img