Piscicultura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A criação racional de peixes vem apresentando um crescimento bastante acentuado no Brasil nos últimos anos, sendo uma das atividades de exploração da agropecuária que mais cresce.
O crescimento desta atividade está relacionado como um considerável aumento na demanda de peixes seja na sua forma original ou em filetagem e outros produtos. O mercado é variável de região pararegião, portanto ao iniciarmos uma exploração devemos consultar o tipo de peixe da preferência do consumidor, e posteriormente determinar de que forma será efetuada a exploração.
Também e bom lembrar que o aumento no consumo de carne de peixes também se pode citar outro atrativo de sucesso como os “pesque e pague” que também constitui uma forma rentável do produto e forma de lazer para asfamílias.
Temos que também considerar uma atividade econômica e rentável, também sendo melhora do ambiente da propriedade rural, visto sendo esta de grande importância no paisagismo da sede da propriedade sendo também a aparência estética um fator que também ira influenciar no rendimento das pessoas que executam tarefas na propriedade.

Objetivo do Projeto

Oobjetivo inicial de o projeto è inserir no meio rural mais uma alternativa de renda e ocupação, para aqueles que possuem poucos recursos mais encontramos na propriedade uma grande fonte de recursos hídricos em abundancia e de grande qualidade.
O projeto tem o objetivo de fornecer mais uma maneira de se ter uma renda mensal, com a produção mensal de 500 kg de peixes sendo os quais deverão terdestino certo em uma agroindústria de processamento de pescado ou ter um “pesque e pague” para ter saída total dos 500 kg de peixe mensalmente.
Para justificarmos porque obter a renda na piscicultura pois o mercado vem aumentando de ano em ano e a procura pelos peixes vem aumentando pois a carne de peixe é leve e é muito saudável e faz bem a saúde.

Desenvolvimento

3.0-Instalações3.1-Escolha do Local
Devemos levar sempre em conta os fatores:
Quanto à topografia lembre-se que a inclinação deve ser de 2-5% e ao máximo de 10%.
A qualidade e a quantidade de água disponível na propriedade são disponíveis para planejar o tamanho e tipo de tanque.
O solo na área da construção dos tanques deve ser: ausência de afloramento rochoso, de preferência argiloso ou areno argiloso e não terexcesso de matéria orgânica.
O solo ideal para a piscicultura tem baixa impermeabilidade de (3 cm/dia) sendo até 7 cm/dia aceitável.

3.2-Tipos de Tanque
O açude não tem forma definida e aproveitam várias fontes de água. Geralmente não tem sistema de drenagem e já existem na propriedade. Podem ser usados na piscicultura com algumas restrições.
Os tanques são construídos para a criaçãode peixes com entrada e saída controladas.

3.3-Formas de Tanque
Hoje se tem obtido melhores resultados com tanque retangulares 4 a 5 mais compridos do que largos.

3.4-Tipos de Construções
A Escavadas B Semi-Elevadas C Elevadas

Obs: Anexos

3.5 Passos para a Construção de um Tanque
a) A tomada de água pode ser de rio, açude, poço, entre outras, mas sempre de boa qualidade. A águade poço de ser oxigenada antes de entrar no tanque.
A Tomada de abastecimento com válvula B Canal de abastecimento com joelho C Canal de abastecimento de fluxo continuo

Obs: Anexos

b) O canal de abastecimento pode ser de PVC, alvenaria, ou terra.
Obs: Anexos

c) A entrada de água de apresentar um filtro para evitar a entrada de animais predadores, bem como seus ovos e larvas. A tela dessefiltro deve ser limpa regularmente.

d) O sistema de drenagem dos tanques deve; esvaziar o tanque em aproximadamente 24 h, não deixando passar peixes, ser de fácil manuseio e ter baixo custo de implantação.

d-1) Monge para tanques com media de (0,5 a 2,0 há) e grandes (acima de 2 há) devido os seus custos.
Obs: Anexos

d-2) Sistema de canos (cotovelo): para tanques pequenos e médios....
tracking img