Piscicultura - impactos ambienta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO
FACULDADE INSEAD
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

RECURSOS ENERGETICOS E MINERAIS

CAMILA MICHELE MARTINS
DAIANE APARECIDA PINHEIRO

SALTO – SP
2010

AUTORES

CAMILA MICHELE MARTINS
DAIANE APARECIDA PINHEIRO

RECURSOS ENERGETICOS E MINERAIS

TRABALHO APRESENTADO COMO AVALIAÇÃO
PARCIAL DA DISCIPLINA GEOLOGIA,
MINISTRADO PELAPROF. DEISE

SALTO – SP
2010

“O Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio
não se responsabiliza pelas informações contidas neste Trabalho.
Essas informações são de responsabilidade
exclusiva dos autores”.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
RECURSOS MINERAIS E ENERGETICOS 6
CONCLUSÃO 13
BIBLIOGRAFIA 14
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos discutir sobre os recursosenergéticos e minerais mais presentes no território brasileiro e suas características.

RECURSOS MINERAIS E ENERGÉTICOS DO BRASIL

Embora o Brasil seja considerado um país rico em recursos minerais, ainda não se
conhece realmente a potencialidade de todos esses recursos.
Em relação aos recursos energéticos, nota-se no Brasil que o consumo de energia tem aumentado na razão direta de seuaumento populacional e de desenvolvimento industrial.
Sabemos, entretanto, que o país não é auto-suficiente em energia, necessitando importar principalmente combustíveis fósseis (carvão, mineral e petróleo), além da tecnologia para beneficiamento do urânio utilizado na usina nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro.

Minério de ferro

 Hematita, magnetita, limonita, sideríta e pirita. Sãominérios mais abundantes em todo
o território nacional aparecendo em terrenos cristalinos do Pré-Cambriano, especialmente do Proterozóico ou Algonquiano.

Quadrilátero de Minas Gerais: corresponde a uma área de 7.000 Km2 formada pelas cidades de Belo Horizonte, Santa Bárbara, Mariana e Congonhas, que formam os vértices de um quadrilátero. Sua produção, além de abastecer o mercado interno, 70%destina-se a exportação.

Morro do Urucum – MS: Situa-se em pleno Pantanal mato-grossense, com reservas
calculadas em mais de 1 milhão de toneladas e teor metálico de mais de 60%. As grandes distâncias do mercado consumidor dificultam a sua maior exploração. Através do Rio Paraguai, portos de Corumbá e Ledário, o minério é exportado para a Argentina e daí para o Japão.

Serra dos Carajás – PA:situa-se a sudeste de Marabá, a 500 km de Belém, entre os rio Tocantins e Xingu. Conta com uma reserva de 18 bilhões de toneladas, quantidade suficiente para manter o atual nível de produção brasileira de minério por 200 anos, entretanto, lá se encontram ainda milhões de toneladas de níquel, manganês, bauxita, cobre e outros em uma área de apenas 60 km de raio. Nessa região o governo federalconstruiu uma ferrovia de 890 km, desde da região do Projeto Carajás até o porto de Itaqui, na ponta da Madeira no Maranhão. A exploração está a cargo da CVRD.

Minério de Manganês

Pirolusita. É utilizado na fabricação de aços especiais, indústria química, vidro e
baterias elétricas. É encontrado também em terrenos antigos do proterozóico.

Quadrilátero Ferrífero: ocorre na mesma área até ominério de ferro, podendo se destacar as localidades de: Conselheiro Lafaiete, onde está o morro da mina de São João Del Rey, Itabira, Ouro Preto, etc. Sua produção siderúrgica da região.

Serra do Navio – AP: Localiza-se junto às margens do Rio Amapari, afluente do Araguari. Sua exploração é realizada pela ICOMI (Indústria e Comércio de Minérios), empresa privada de capital nacional que adquiriu aparte das empresas americanas que também já exploraram o minério. Seu transporte é feito pela Estrada de Ferro do Amapá, até o porto de Santana, de onde é exportado principalmente para os EUA. Produz 80% do manganês brasileiro, sendo que a exportação é uma opção devido às grandes distâncias do mercado consumidor interno.

Morro do Urucum – MS: da mesma maneira que o minério de ferro da região...
tracking img