Pirataria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PIRATARIA



Resumo
O objetivo desse artigo, envolvido no âmbito da polêmica “Pirataria” buscou entender o motivo pelo qual as pessoas estão priorizando a utilização desse meio e como as empresas pretendem agir em meio à era dos downloads e pirataria. Para isso fez-se necessário realizar entrevista com gerentes e consumidores e pesquisas e análises gráficas para melhor entendimento doassunto. Sendo assim, concluiu-se através dos resultados que as empresas estão, cada vez mais, inovando com estratégias comerciais para tentar chamar a atenção do consumidor. Infelizmente, essa tática comercial e ajuda governamental não são suficientes para coibir a pirataria, uma vez que o principal vilão desse crime é a sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Pirataria, downloads, crime, conscientização,sociedade.

Belém – Pará
2011

1. Introdução
A pirataria (crime organizado) se tornou realidade mundial. Dentre as mais variadas modalidades, são nos downloads e na reprodução ilegal de CDs e DVDs que ela ganha destaque. Além de gerar grandesprejuízos aos cofres públicos, em 2002, por exemplo, uma indústria deixou de arrecadar 1,36 bilhões de dólares (Jornal do Brasil, apud, assesprop, 2005), ou seja, as grandes empresas estão sendo prejudicadas e isso contribui para o enriquecimento ilícito e crime organizado. Este tipo de crime viola os direitos autorais das produtoras, do fabricante e dos autores, diminui os lucros dos mesmos e ainda põeem risco a produção dos estúdios cinematográficos nacionais e internacionais.
Agora a grande questão é entender porque as pessoas preferem a pirataria a ir assistir um filme no cinema, alugá-lo ou comprá-lo. Nem sempre a justificativa é o preço elevado, mas, também, a comodidade e a facilidade de encontrá-los.
Deve-se ainda, ter conhecimento de como as empresas que comercializam os filmes, secomportam diante da pirataria, como enfrentam e suportam esse crime, e quais as técnicas que se valem para não irem à falência.
A falta de conhecimento sobre o impacto que esses meios ilegais causam na indústria cinematográfica é notória, então a conscientização é importante nesse momento. Apesar das pessoas saberem que é crime, elas continuam praticando tal ato. Uma verdade a ser dita é que adisponibilidade desses filmes ainda é limitada e, então, se há demanda, é preciso ter oferta.
Diante disto, a pesquisa teve como objetivo entender porque as pessoas utilizam o meio citado e identificar como as empresas pretendem agir de modo a tornar mais cômodo e viável o acesso aos produtos originais, de modo a não perder tanto dinheiro.
Momentaneamente a fuga de preços elevados pareceser a solução, porém a pirataria aumenta o mercado informal e desvaloriza o trabalho especializado de quem é detentor dos direitos autorais da obra copiada. As empresas que fazem a distribuição dos produtos originais também sofrem com as cópias ilegais diminuindo o número de vendas e, por muitas vezes, fechando suas portas. Contudo, a pesquisa contribui para a maior compreensão do mercadoinformal e como as empresas e pessoas portam-se diante deste problema e ainda tentar conscientizar e ajudar o cliente e mercado cinematográfico a chegarem a um consenso e poderem, assim, diminuir a perda para ambos.

2. Referencial Teórico
Nesta pesquisa o referencial teórico será subdividido, baseado em estudos desenvolvidos por inúmeros sites. Foram analisados vários dados numéricos, com o objetivode enfatizar a pesquisa realizada.
2.1. Pirataria Versus Empresas:
A pirataria-crime organizado-ganha proporções alarmantes. Neste embate entre direitos autorais é curiosos observar como grandes empresas conseguem sobreviver. A tentativa de diminuir o preço do produto final é uma alternativa utilizada, porém ainda é muito modesta. Diante dessa situação, onde estúdios estão falindo e...
tracking img