Pirataria digital

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A nossa ultima fronteira

A historia do Brasil começou com invasões e cobiças por navegadores de outros paises, e foi feita através do mar, e para consolidar a nossa independencia, e enfrentar asdiversas lutas, internas e externas, tivemos que criar uma Marinha e dar a ela a capacidade de utilizar o mar.
Em dois conflitos mundiais, ataques perpetrados contra navios mercantes brasileiroslevaram o Brasil a participar deles, e no ultimo, o maior numero de vitimas brasileiras ocorreu no mar, e não em solo estrangeiro, e é preciso que n~çao esqueçamos da historia e que prestemos atenção aomar, mas infelizmente a Marinha não estava pronta para nenhum desses conflitos. Antes mesmo do descobrimento do Brasil, havia sido estabelecido a Linha das Tordesilhas, que constitui-se na primeiradefinição das fronteiras terrestres do que, mais tarde, viria a ser o Brasil.
Os estados costeiros sempre aceitaram a existência do denominado mar territorial com 3 milhas maritimas de largura acontar da costa que correspondia ao alcance dos canhoes que existiam nas fortificações erguidas no litoral.
No final da decada de 50, a Organização das Nações Unidas (ONU) passou a discutir a elaboraçãoque mais tarde se deu o nome de Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos do Mar, e a mesma tornou-se evidente a partir do instante em que os países passaram a ter consciência de que precisavam deum novo ordenamento jurídico sobre o mar.
O Brasil participou de algumas crises, algumas delas, aconteceu no mar, que foi em torno da disputa pelos direitos de pesca em nossas águas, onde atuavamos pesqueiros franceses, e assim, o Brasil participou, ativamente, de todas as reuniões de discussão desse tema na ONU que discutiam diversos tópicos.
O Brasil, estabeleceu o seu mar territorial com200 milhas marítimas de largura, e isso gerou uma especie de euforia popular, mas devemos saber que no Mar Territorial, o no espaço aéreo a ele sobrejacente, o estado costeiro tem soberania plena....
tracking img