Piper alpha - o que de rrado?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1272 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Piper Alpha
O que deu errado?

São José dos Campos, 14 de março de 2012.

Karolyne Coutinho Coelho
Turma 3

Piper Alpha
O que deu errado?

São José dos Campos, 14 de março de 2012.

Introdução
Estamos em 1988 com três outras plataformas a Piper Alpha explora uma reserva de petróleo no mar do norte 180km a leste da Escócia. Como toda plataforma, Piper Alpha, se compõe de diversosmódulos especializados: perfuração, produção e extração do gás do óleo cru, injeção do óleo e do gás nos dutos ligados a costa. Foi dentro de um módulo de injeção que provocou o acidente.
Do petróleo tirado do subsolo vão os elementos abstraídos: óleo, gás e uma mistura de hidrocarbonetos leves chamados de condensado. O condensado é succionado por uma bomba potente que o lança no duto principal. Abomba funciona com eletricidade, para atenuar o risco de excesso de pressão. A bomba é equipada com uma válvula de segurança. Por razões de segurança o sistema é duplicado, se a bomba A entra em pane a B entra em ação. As bombas estão no nível de 68 pés, as válvulas de seguranças ficam no mezanino, as bombas e as válvulas não estão diretamente em linha divisão uma das outras.

- Piper Alpha -Como tudo aconteceu

Na manhã de 6 de julho de 1988, dia do acidente, a bomba A que estava em serviço começou a dar trancos, não é uma pane muito séria, ela poderia continuar a funcionar assim mas se possível era melhor fazer um pequeno reparo. O chefe de turno desvia o curso do condensado para a bomba B e avisa o chefe da manutenção. Para mandar consertar a bomba A o chefe da manutenção emite umapermissão para trabalho. Conforme os procedimentos essa permissão é assinada pelo chefe da produção, da segurança e de turno, uma cópia da permissão é depositada na sala de controle. A bomba A está isolada eletricamente pronta para ser consertada, mas no fim das contas o chefe da manutenção não programou o conserto e a permissão fica inutilizada. Em troca nesse dia, dois técnicos aguardam parafazer as trocas das válvulas de segurança, para eles é uma sorte a bomba A esteja parada, sua válvula de segurança fica a disposição deles Para este trabalho o chefe da manutenção preenche uma segunda permissão para trabalho, também assinada pela produção, pelo chefe de turno e pela segurança. Uma cópia da permissão é depositada na sala de controle. Os técnicos desparafusam a válvula e a retiram. Umdeles fixa as tampas nas duas extremidades abertas da canalização, mas ele não tem obrigação de testar se ficou bem vetado. O outro técnico leva a válvula para a oficina e realiza a manutenção. Esse trabalho é concluído no fim da tarde, mas o técnico fica sabendo que o equipamento de levantamento necessário para recolocar a válvula não estará disponível nessa noite, assim, decide adiar arecolocação para o dia seguinte, mas antes, e aqui está uma regra obrigatória para todo trabalho que fica inacabado ele tem que levar sua permissão para a sala de controle a cópia e juntada a permissão assinada pela produção e suspensa pelo departamento de segurança que a conserva até o dia seguinte. Esse procedimento complicado foi respeitado? A desmontagem dessa válvula de segurança foi anotada no registroda sala de controle? A sequencia da história nos inclina a responder com uma negativa. As 18h a troca de turno. O novo chefe de turno foi informado da troca de válvula? Pouco provável. Vamos ter certeza disso quando às 21h50min a bomba B entra em pane. O chefe da produção acha a cópia da permissão para trabalho emitida para reparos da bomba A que não foi utilizada. O chefe da manutenção encontrao original dessa mesma permissão, decidindo então por a bomba A em trabalho. Ninguém se opôs que a bomba A fosse recolocada em serviço. E quase certo que nenhum dos três soubesse que a válvula de segurança estava desmontada. O chefe de produção agora acha que só alguns dos procedimentos para a injeção ser retomada. Na verdade esses poucos procedimentos vão levar a um acidente. A bomba A é...
tracking img