Piolhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução

A existência do piolho remonta à época do Egito, onde foram encontrados em múmias daquela época e tendo sido mencionados na bíblia como a terceira praga imposta aos egípcios. Desta época em diante estão sempre presentes na história do homem em maior ou menor presença.
Existem dois tipos principais de piolhos: a subordem Anoplura (piolhos sugadores) e as três subordensIschnocera, Amblycera e Rhychophthirina, que são agrupados na subordem Mallophaga (piolhos mastigadores).
Temos a seguinte classificação taxonômica:
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Phthiraptera
Subordens: Anoplura e Mallophaga
São insetos que atacam tanto homens quanto animais. Nos animais ocasionam coceira intensa e ardor o que acaba por provocar ferimentos, sendo umaporta de entrada para organismos oportunistas.
O presente trabalha visa explanar acerca das características morfológicas, ciclo biológico e principais espécies presentes no cão, gato, ovinos, caprinos, bovinos aves domésticas e suínos.

2. Características Morfológicas
São insetos pequenos, ápteros (sem asas) com morfologia adaptada ao seu hábito ectoparasitário, com corpo achatadodorsoventralmente, redução dos órgãos visuais, e garras para se manterem presos ao corpo dos hospedeiros (pelos e penas).
São parasitas obrigatórios permanentes, passando todo o ciclo em seus hospedeiros. Segundo Bowman1 “tanto os anopluras como os malófagos passam sua vida inteira entre os pelos e penas de seus hospedeiros e apresentam uma alta especificidade para determinados hospedeiros”.
Sãohemimetabólicos, ou seja, tem metamorfose incompleta, as formas jovens (ninfas) se assemelham a forma adulta.
Os piolhos podem ser divididos em duas subordens a depender do aparelho bucal:
a) Tipo picador/sugador – anoplura;
b) Tipo mastigador – mallophaga ou “falsos piolhos”.

2.1. Subordem Anoplura
Os anopluros medem cerca de 1-6mm de comprimento, apresentam o tórax mais largo que a cabeça. Algumasespécies são providas de olhos e outras de um simples ponto ocular. As antenas são laterais e dividem a cabeça em duas regiões: pré e pós antenal. Em sua grande maioria as antenas são constituídas por 05 segmentos.
São hematófagos, se alimentam de sangue diretamente dos capilares e infestam exclusivamente mamíferos. A peça bucal picadora é constituída por 03 estiletes: o lábio, a hipofaringe e asduas maxilas fundidas e se localiza terminalmente na região da cabeça.
Eles são altamente específicos aos seus hospedeiros. São incapazes de sobreviver por mais de um ou dois dias fora do hospedeiro.


Morfologia do piolho anoplura

Piolho anoplura

Quanto aos aparelhos genitais há diferença entre o macho e a fêmea. O macho tem a parte posterior arredondada e com o pênis embutido. Já afêmea apresenta uma bifurcação na extremidade posterior.

Macho e fêmea da subordem anoplura

2.2. Subordem Mallophaga
Os malófagos medem entre 1-11 mm de comprimento, possuem a cabeça mais larga do que o tórax. As antenas podem ser expostas e filiformes ou escondidas em fossetas laterais e tem de 03 a 05 segmentos. Quando existem olhos são rudimentares e ficam atrás da inserção antenal.A alimentação inclui células de descamação da pele dos mamíferos, secreções de glândulas sebáceas e bárbulas1 retiradas das penas. O aparelho bucal é específico para mastigação, não conseguindo perfurara a pele. Porém, há espécies que se alimentam de sangue quando existem escoriações na pele do hospedeiro.

Piolho malófago

Quanto às garras os piolhos mastigadores que parasitam mamíferos sópossuem uma garra tarsal, enquanto que os que parasitam aves possuem duas garras tarsais, na maioria das vezes.

Garra tarsal única - mamíferos / garra tarsal dupla – aves

A sua ocorrência é maior nos meses mais frios, segundo Marcondes2 “a maior parte das espécies não suportam temperaturas mais elevadas do que aquelas do próprio hospedeiro, sendo mais tolerantes as baixas temperaturas”....
tracking img