Piolhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PIOLHOS




Os piolhos são insetos hospedeiro-específicos e adaptados para viverem como ectoparasitos permanentes (permanece a sua vida inteira sobre seus hospedeiros), sendo incapaz desobreviver fora do hospedeiro por mais de um ou dois dias.

Os piolhos são ápteros (desprovidas de asas) e com o corpo deprimido e achatado dorsoventralmente. Que apresentam metamorfose incompleta(Hemimetábolos), passando pelos seguintes estágios evolutivos:

ovo – três estágios ninfais – Adultos (macho e fêmea)

Há dois grupos (ordens) de piolhos:

1. Ordem: MALLOPHAGA – sãoos piolhos mastigadores ou falsos piolhos.

Características básicas:

- Ectoparasitos obrigatórios permanentes de aves e mamíferos

- Cabeça mais larga que o tórax

- Aparelho bucalmastigador

Os piolhos malófagos são parasitos de aves e mamíferos e vivem permanentemente presos às penas e aos pêlos dos hospedeiros e se alimentam de produtos epidérmicos (escamas cutâneas,secreções, restos de pena e pêlos sendo responsáveis por um prurido intenso). Após a cópula a fêmea realiza a postura de ovos. Os ovos são ovóides e operculados, conhecidos por lêndeas e são fixados às penasou aos pêlos por uma substância aglutinante. No interior do ovo é formada a ninfa. A ninfa deixa o ovo pelo opérculo e passam por três estágios ninfais e depois origina os adultos (macho e fêmea). Ocontagio ocorre através do contato direto.

Os animais parasitados coçam, mordem e esfregam em objetos sólidos provocando desconforto e escarificações da pele que constituem uma entrada para ainvasão bacteriana e conseqüentes infecções.



1.1 Família: Menoponidae

Gênero: Menopon Espécie: Menopon gallinae - galináceos







1.2 Família: Trichodectidae

Gênero:Trichodectes Espécie: Trichodectes canis - cão







Gênero: Damalinia Espécies: Damalinia bovis - bovinos

Damalinia ovis -...
tracking img