Pintura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
IDENTIFICAÇÃO

Unidade de Educação Infantil Cordeiro de Farias
Coordenadora: Socorro Rocha
Professoras: Camila Paula Carneiro Ferreira
Giselle de Nazaré Santos
Luanda da Silva Wanzeller Maia
Maria Renata Miranda Trindade
Turma : M22502 Maternal II
Nº de crianças : 19
Horário: Integral
Tempo deexecução: Abril / Maio/ Junho.


-------------------------------------------------
JUSTIFICATIVA

O universo infantil é rodeado de linguagens que se diferenciam entre si, mas que permanecem interligadas através da interação entre os indivíduos.
Entre muitas linguagens que permeiam o universo infantil, destacamos a linguagem plástico-visual como impulsionadora deste projeto,pois esta propõe a arte, nos permitindo desenvolver o pensamento crítico, e por meio dele, ampliar seu campo de conhecimento. Esta linguagem propõe um trabalho com o campo visual, onde lida com a visão e assim aprecia-se designadas artes como pintura, desenho e gravura. Já o campo da arte plástica aprecia o ato de manipulação de materiais que visa construir formas e imagem, como escultura emodelagem. O trabalho desenvolvido com a linguagem plástica visual despertar na criança um espírito de curiosidade e grande interesse por manipular objetos e com eles criar outros; assim desperta a sensibilidade, expressividade e a comunicabilidade acerca da arte experimentada.

Sendo assim, o individuo apropria-se das relações com os seres humanos e aprendem uns com os outros e, nesseprocesso tanto somos influenciados como influenciamos. E desse modo as crianças serão produtoras de cultura a partir da relação com homem e a natureza.
O contato com a arte permite a criança construir seus conhecimentos sobre o mundo e suas experiências, expressando através dela seus sentimentos e emoções. A criança na educação infantil encontra-se na fase das experiências concretas, por isso elafaz uso de seus sentidos para conhecer o mundo ao seu redor, e o contato com as atividades artísticas oferecerão oportunidades de desenvolvimento e aprendizagem. O percurso individual da criança pode ser significativamente enriquecido pela ação educativa intencional; porém, a criação artística é um ato exclusivo da criança. É no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que partesignificativa do conhecimento em Artes Visuais acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer artístico, da simbolização e da leitura de imagens.” RCNEI v. 3 p. 91

Para Romero Britto “A arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isto é o mais importante!”, partindo dessas concepções eobservando a turma do maternal II da UEI (Unidade de Educação Infantil) Cordeiro de Farias, pudemos observar nas falas das crianças o interesse e a concentração que a arte de pintar proporcionou as mesmas, fazendo com que desenvolvêssemos o projeto com a linguagem plástico-visual e tendo como suporte teórico os artistas Cândido Portinari,Tarsila do Amaral e Romero Britto para estimularmos ointeresse dos mesmos pela arte de criar e recriar através das cores e formas possibilitando assim que as crianças tenham um olhar diferente sobre a realidade que as cercam.
“Quando comecei a pintar, senti que devia fazer minha gente (...) Depois desviaram-me e comecei a tatear e a pintar tudo de cor.” (CANDIDO PORTINARI)

-------------------------------------------------
OBJETIVO GERAL* Proporcionar o contato com obras de artistas que permeiam o universo infantil, fazendo uma releitura com as crianças a partir das obras que cada uma traz sobre o fazer artístico.

-------------------------------------------------
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Possibilitar o acesso a imagem das obras dos artistas Candido Portinari, Tarsila do Amaral e Romero Brito.
* Desenvolver as...
tracking img