Pinoquio as Avessas cer

511 palavras 3 páginas
Livro Pinóquio as Avessas - Análise Humanista

No livro Pinóquio ás Avessas, Felipe é uma criança inteligente e curiosa que acredita que na escola aprenderia sobre tudo, principalmente suas curiosidades, assim idealizando abordagem humanista, onde o professor dá assistência total ao aluno, facilitando e criando condições para sua aprendizagem através de experiências interagindo com o meio.

Como Felipe era muito curioso, utilizava sempre abordagem humanista de uma forma inconsciente com suas perguntas, podemos identificar esta abordagem no seguinte trecho: “[...] Aos seis anos, ficou muito curioso com o relógio de sua mãe. A coceira chamada curiosidade começou a coçar os pensamentos de Felipe. E ele perguntou o que faz os ponteiros andarem cada um com uma velocidade diferente? Pois não resistiu, escondido, desmontou o relógio, pensando que conseguiria montar de novo...’’ Ele questionava seus pais achando que eles iriam responder muitas de suas perguntas, e seus pais falavam que escola na escola ele ira saber as respostas.

Quando ele vai à escola ele percebe que é bem diferente do que ele imaginava, os professores só ensinam apenas o que teriam que aprender e fica bem claro no texto, na parte que Felipe pergunta uma curiosidade para a professora e ela fala “[...] A escola não é para você aprender aquilo que quer – A escola é para você aprender aquilo que deve aprender: O que você deve aprender aquilo que disseram os homens inteligentes do governo...“ Ele se decepcionou, porque não era o que ele esperava, pois escola utilizava outro tipo de abordagem nos seus métodos de ensino.

Se o método da escola fosse humanista iria respeitar a individualidade de cada um, colocando o aluno como centro do saber podendo se posicionar diante das informações que lhes são passados, realizando suas curiosidades e adquirindo mais conhecimento, assim ele poderia ter tomado outro rumo na sua vida, pois mesmo formado e realizado profissionalmente, ele estava triste e isso demonstra

Relacionados

  • Linguagem das Emocoes
    136260 palavras | 546 páginas