Pin logistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (547 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO
Curso: Psicologia
Disciplina: Psicologia para o Amazônida
Professora: Betty Bonfim
Alunas: Erika Cerdeira, Maria Isabel, Mahiba Chaves.

Projeto de Intervenção do Psicólogo em umaComunidade Indígena

Tema: Respeitar os rituais ou Preservar a vida?
Situação Problema:
Uma criança Yanomami chegou a Manaus para tratamento de saúde. Apresentava um quadro clínico de hidrocefalia,tuberculose, desnutrição e pneumonia. Seus genitores estão recusando o tratamento médico, pretendendo que a filha seja imediatamente liberada do hospital para voltar à aldeia, sob a alegação de quedesejam aproveitar junto com os familiares e amigos os dias que restar de sua vida à infante.
Dizem ainda desejar que seja feito todos os rituais provenientes de sua cultura para que a filha tenha umdescanso eterno. Um dos rituais é o sacrifício da criança portadora de deficiência física, comportamento respeitado pelos órgãos voltados a questão indígena como peculiaridade a cultura desse povo.Plano de ação:
Objetivo: Explicar o real caso da criança para os pais, para que possam refletir sobre o que será melhor para sua filha, respeitando assim a cultura desta família. Fazer o contatocultural para que haja um encontro de ideologias no sentido de que as autoridades (imprensa, diretoria do hospital e outros) entendam e respeitem a cultura indígena e que também eles entendam que osprofissionais estão ali para ajudar.
Procedimento: Investigar a etnia, para propor uma postura de empatia sem julgamento preconizando o ouvir e entender. Acompanhamento no atendimento da criança e darorientação aos pais.
Encaminhamentos: Encaminhar para profissionais das equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena como a primeira aproximação na observação dos problemas.
Instrumentos: Entrevistaaberta
Fundamentação:
Segundo Sérgio Araújo (2010), todos os povos têm a sua racionalidade, quer dizer, todos os povos têm a sua inteireza, constroem uma visão de mundo próprio. A cultura indígena...
tracking img