Pimenta_Dimensãoes socioculturais

7871 palavras 32 páginas
Dimensões socioculturais urbanas da violência: contemporaneidade e relações sociais
Urban socio-cultural dimensions of violence in contemporary social relations
Carlos Alberto Máximo Pimenta*

Resumo: Neste artigo, temos como objetivo indicar os efeitos sociais da globalização para apresentar alguns apontamentos de caráter sociocultural sobre o que se convencionou chamar de violência. Realizamos uma abordagem teórica centralizada em autores contemporâneos que relacionaram o tema violência e globalização. Apontamos que: ou superamos os modelos apolíticos de acomodação das massas populares, ou continuaremos a estigmatizar e a praticar violências de todas as ordens contra pessoas, lugares, classes.
Palavras-chave: violência; violência urbana; efeitos da globalização.

Introdução
Neste artigo, temos como objetivo indicar os efeitos sociais da globalização para apresentar alguns apontamentos de caráter sociocultural sobre o que se convencionou chamar de violência. Tomamos como referência a contemporaneidade, sem perder de vista as conseqüências desse movimento nas relações sociais.
Partimos da concepção de que esse quadro de “expressões” tem origem nos centros urbanos valores complexos e contraditórios, de escala mundial, com sérios desdobramentos no cotidiano e, nessa dimensão, ganha importância midiática, social e política.
Falamos a partir do processo de modernidade, uma vez que foi nesse momento que se propôs o abandono das sociedades tradicionais, seus valores, ritos e mitos, para que pudéssemos acreditar, não sem lutas, guerras e relações de poder, no ideal de direito, justiça, liberdade, solidariedade, propriedade privada e prosperidade. E, sobre esse ideário harmônico, padronizado e funcional é que o individuo passaria a ser civilizado, em oposição à barbárie1.
*

1

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor de sociologia na Universidade de Taubaté, pesquisador do NIPPC – Núcleo

Relacionados