wmnwn

607 palavras 3 páginas
Universidade Federal de Sergipe
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Departamento de Serviço Social
Disciplina:FHTM II
Professora Msc. Carla Alessandra da Silva Nunes

ESTUDO DIRIGIDO (Ideologia do Desenvolvimento de Comunidade no Brasil)
Texto Base: Safira Bezerra Ammann(2003).

O Desenvolvimento de Comunidade foi institucionalizado pela ONU após a II Guerra Mundial, em pleno contexto da “guerra fria” como estratégia par garantir a ordem social, prevenir a ameaça comunista e assegurar a hegemonia capitalista de países imperialistas, a exemplo dos EUA. Através do DC realizou-se programas de ajuda técnica dos EUA para os países periféricos, programas de educação e extensão rural, assistência técnica e financeira, a fim de integrar países periféricos ao desenvolvimento econômico capitalista. Largamente difundido a partir dos anos 1950, o DC passa a ser objeto de interesse do Serviço Social, impulsionado pelos organismos internacionais, inicialmente em áreas rurais( para sua modernização) e posteriormente expandindo-se para as áreas urbanas, tendo na educação de adultos um forte componente estratégico.

Considerando o texto de Safira Ammann( Cap. II “Propõe-se a Participação Popular nas Reformas de Estrutura (1960-março/64)) responda:

1. No item “O Desenvolvimento de Comunidade na Política Nacional Populista” destaque aspectos do contexto sócio-político entre os anos de 1960 a 1963 que irão determinar novas direções para o Desenvolvimento de Comunidade.
2. Como a relação entre Serviço Social e Desenvolvimento de Comunidade(DC) foi tratada pelo Estado, especialmente na gestão do Presidente Jânio Quadros, na década de 1960?
3. No item “Reformas de Estrutura preocupam intelectuais” como o DC é definido e debatido no Seminário Nacional promovido pelo programa de Serviço Social Rural em 1960, seus objetivos ? (ver as citações de Josephia Albano).Quais as críticas feitas pela autora Safira Ammnan a esse discurso?
4. Qual o sentido da defesa da “reforma

Relacionados