Pim viii gsi - unip

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Polo Piracicaba
2009

UNIP INTERATIVA

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM – PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR:

VIII

Nome: Emerson Paulo CostaR.A: 0800317
Curso: GSI - Gestão de Sistemas de Informação

Semestre: 4ª Semestre

Polo Piracicaba
2009

RESUMO

Essa organização é um dos muitos exemplos de empreendedorismo que temos no Brasil.

A história da São Martinho teve início naItália, quando Integrantes da família Ometto imigraram para o Brasil no final do século XIX trazendo na bagagem a esperança de melhores condições de vida e trabalho, bem como o sonho de construir uma nova história. No interior de São Paulo, trabalharam unidos e perseverantes, pavimentando pouco a pouco uma trajetória de raro sucesso empresarial e empreendedor.

No sítio Olaria montaram seuprimeiro engenho de cana-de-açúcar em 1914.
Em 1932, na Fazenda Boa Vista, região de Limeira, a família produziu açúcar pela primeira vez.
Em 1937, comprou a Usina Iracema, em Iracemápolis (SP), a 160 quilômetros da capital, e transformou-a em uma destilaria de álcool. Em 1946, a usina passou a fabricar açúcar também. Três anos mais tarde, os Ometto adquiriram a Usina SãoMartinho, localizada em Pradópolis, a cerca de 330 quilômetros de São Paulo, que se transformou em uma das maiores processadoras de cana do mundo.
Ao longo das décadas, as duas usinas cresceram e se modernizaram. Desde o ano 2000, criou-se uma estrutura unificada para administrar o negócio de maneira cada vez mais profissionalizada, possibilitando novas oportunidades de investimento. Hoje, o GrupoSão Martinho é um dos maiores do Brasil no segmento sucroalcooleiro e também uma referência mundial na produção de açúcar e álcool.
Atualmente, o Grupo é uma organização empresarial com duas usinas de açúcar e álcool em operação e mais uma em construção (Usina Boa Vista), em Goiás, além de uma unidade de negócio em biotecnologia, a Omtek, em Iracemápolis. Em 2006, o Grupo processou cercade 9,7 milhões de toneladas de cana, produzindo 597 mil toneladas de açúcar e 440 milhões de litros de álcool.
Conta também com um escritório em São Paulo (capital), responsável por áreas como relações com o mercado, gestão financeira e planejamento econômico, e um Centro de Serviços Compartilhados, em Pradópolis, responsável pelas atividades administrativas de suprimentos, controladoria,financeiras, de recursos humanos, informática e jurídica. O conceito de grupo empresarial foi consolidado nos últimos anos com a padronização de uma marca. Isto ajudou a fortalecer o desempenho, principalmente com a abertura de seu capital em 2007, buscando assim uma competitividade cada vez maior nos mercados onde atua.

Palavras-chave: empreendedorismo, modernização e competitividade.REDUCTION

This organization is one of many examples of entrepreneurship that we have in Brazil.
São Martinho’s history began in Italy, when members of the Ometto family immigrated to Brazil at the end of the 19th century, bringing with them the hope for a better life and work conditions, as well as the dream of starting a new history. In the countryside of São Paulo,they worked together and persistently, building little by little a path of unique corporate and enterprising success.
In the farm called Olaria, they set up their first sugarcane mill, in 1914. In 1932, in Fazenda Boa Vista, in the region of the city of Limeira, the family produced sugar for the first time.
In 1937, the family acquired Iracema, in the city of Iracemápolis (State of...
tracking img