Pim unip plano de negocios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2755 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nosso comportamento é resultado da combinação entre a influência de nossa cultura, nossas capacidades inatas e a história de vida pessoal. Para nos desenvolvermos
plenamente como seres humanos, precisamos da referência de comportamento dado pela sociedade. É a partir dessa perspectiva que podemos reconhecer que cada um de nós é um “indivíduo-social”.

Determinismo Biológico e Geográficoque são as teses “deterministas”?
• São teses que procuram explicar o comportamento de populações humanas, a partir da
determinação de um ou dois únicos fatores.
• Chamam-se deterministas porque pretendem que a biologia ou a geografia de um povo
determine todo o seu comportamento.
Em nosso conteúdo tratamos de duas dessas teses:
• “Determinismo biológico”, que pretende que as característicasbiológicas de um povo
determinem seu comportamento.
• “Determinismo geográfico”, que pretende que as características do ecossistema de um povo ou os elementos de sua geografia determinem seu comportamento.
Em nosso conteúdo tratamos de duas dessas teses:
• “Determinismo biológico”, que pretende que as características biológicas de um povo
determinem seu comportamento.
• “Determinismogeográfico”, que pretende que as características do ecossistema de um povo ou os elementos de sua geografia determinem seu comportamento
Quem começou a inventar palavras para dar nomes às coisas, ou saber quais alimentos são comestíveis e como devemos prepará-los? Quem inventou o primeiro tipo de calçado, ou descobriu como fabricar o vidro? Enfim, como surgiu a cultura? Que importância decifrar esse fatopode ter para nossa compreensão de ser humano?
Essas questões devem ser respondidas ao longo desse tema.
Principais conceitos
Biologia, cultura, evolução, adaptação, troca, reciprocidade, sociedade.
No séc. XIX Charles Darwin (biólogo), afirmou que todas as espécies vivas resultam de uma evolução ao longo do tempo. Isso significa, que se retornássemos em nosso planeta milhões de anos atrás nãoencontraríamos as espécies conforme as vemos hoje.
Cada ser vivo, para chegar até hoje, passou por sucessivas e pequenas transformações que possibilitaram sua sobrevivência; esse processo de mudanças orgânicas ocorre por necessidade de adaptação ao meio. Essas mudanças ocorrem em conjuntos, em populações de uma espécie, então Hoje em dia o darwinismo está com uma nova roupagem e temos teoriascomo o pós darwinismo
ou neo-darwinismo, que são consequência do desenvolvimento de nossa tecnologiade pesquisa, e do próprio conhecimento, cujas portas foram abertas por Charles Darwin para seus sucessores.
Nossa espécie surgiu devido às mudanças biológicas e ao surgimento da cultura. Que mudanças biológicas são essas que nos diferenciam dos símios? O aumento da caixa craniana que nos dotou deum volume cerebral muitas vezes maior que o de um macaco. A postura ereta, que possibilita utilizarmos apenas os membros inferiores para nos locomover. E o surgimento do polegar opositor, que possibilita à nossa espécie a capacidade do chamado “movimento de pinça”..
Para chegar até as grandes civilizações, nossos ancestrais percorreram um longo caminho. Ele é o resultado de um processo muito longono tempo, e para os quais foram determinantes: a postura ereta, a capacidade craniana, o polegar opositor e a aquisição da fala.
Nesse esquema abaixo, perceba como habilidades que são de ordens distintas colaboram para formar o complexo fenômeno que denominamos humanidade.
Um antropólogo francês muito famoso, Claude Lévi-Strauss, defende que a proibição do incesto (relações sexuais entreindivíduos com parentesco próximo) foi a primeira “atitude cultural” do ser humano, e que permitiu uma mudança fundamental no comportamento do animal humano: as trocas.
Que tipo de trocas?
Quando nós vamos às compras, trocamos dinheiro (valor) por mercadorias. Essa é uma das muitas formas de troca que nos permite afirmar que o mundo do mercado é o mundo das trocas. Mas o mundo do mercado e dos...
tracking img