Fichamento historia do pensamento economico cap 1 e 2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento "A História do Pensamento Econômico"
Roberson de Oliveira
Adilson Marques Gennari
Ed. Saraiva

Capítulo 1 : As Análises Econômicas na Antiguidade
- Palavra "econômia" vem do gregooikonomikos
- Xenofonte autor de Ho Oikonomikos, escrita na primera metade do Séc. IV a.C.
- A obra basicamente é um tratado de ética, três conceitos de sustentação (a gestão dos bens, o domíniosobre o núcleo familiar e os escravos).
- Entre os romanos oikonomikos era "família".
- Tal como a unidade grega, existiam três conceitos: dominium (poder sobre os boens), manus (poder sobre asmulheres) e o potestas (poder sobre os filhos,netos e escravos).
- Platão também abordou a vida econômica da perspectiva ética, porém com foco na pólis.
- Platão e Aristóteles buscaram normas práticasque garantissem condições de vida adequadas para os cidadãos e também a harmonia e o funcionamento das pólis. Ambos acreditavam que o homem só teria realização plena na vida em sociedade.
- Segundoplatão, as pólis seriam um resultado da evolução humana.
- Primeira análise que atribuiu á divisão social do trabalho o papel de promover a coesão da comunidade, principal contruibuição de platão.- Intercâmbios com a natureza e outros homens eram chamados de arte da aquisição, e existiam dois tipos para aristóteles : aquisição natural (economia) e a aquisição artificial (crematística). Paraele, a verdadeira riqueza eram os produtos obtidos da natureza sem os quais a vida não é possível e eles eram objetos da ciência econômica.
- A troca era um meio de atender as necessidades quando unstinham mais e outros menos, e surgiram a partir do surgimento da propriedade e do excedente econômico.
- Comércio seria uma modalidade de troca com a intenção de comprar e vender mais caro, comometa o enriquecimento e contraria os fins da natureza. Com o crescimento do intercâmbio, surgiu a necessidade de facilitar as trocar e, por isso, foi criada a moeda.
- Aristóteles acreditava que o...
tracking img