Pim iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1678 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

[pic]

Projeto Integrado Multidisciplinar I e II

Manual de orientações - PIM

Cursos superiores de Tecnologia em: Marketing, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos.

1. Introdução

Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como sua principal característica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formatode um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica.

2. Objetivos gerais

O Projeto Integrado Multidisciplinar –PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distância, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização. Atualmente, desempenhar bem a função de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentosacadêmicos adquiridos.
O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver umaconscientização do real papel do gestor, através da visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

3. Objetivos específicos

São objetivos específicos do PIM:
Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma empresa em seus fundamentos administrativos, elaborando um projeto que resulte da pesquisaexploratória;
Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;
Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica.

4.Operacionalização do trabalho

As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelo aluno. Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina.

5. A empresa

O aluno deverá criar uma empresa fictícia ou visitar uma empresa real para realização do trabalho. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” aatitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios.

É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para otrabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um monitor orientador de projeto.

6. Estrutura do projeto

O aluno deverá realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar:

Práticas organizacionais correlacionadas às teorias administrativas estudadas;
Possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão.
Sugestões de melhorias para as práticas atuais comfundamentação teórica.

A base do PIM é a disciplina: Fundamentos da Administração. Esses fundamentos deverão ser aplicados à realidade da empresa, utilizando como ferramentas os conceitos de Recursos Materiais e Patrimoniais e Técnicas de Informática.

Depois de realizada a pesquisa, o aluno deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever o projeto, com suas próprias...
tracking img