Manual de leitura de racios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Manual de auxílio na Leitura de Rácios

Rácios
Um rácio é um quociente entre contas do balanço e da demonstração de resultados e/ou seus agrupamentos. Existem os mais variados tipos de ráciosporém, a primeira cautela a ter na sua utilização reside no seu significado - é necessário que a relação tenha algum sentido. Sendo um dos mais usados instrumentos de análise financeira - permitesintetizar uma grande quantidade de informações financeiras, apreciar o desempenho das empresas e compará-lo com o das congéneres. Nota - facilita o diagnóstico mas não dá a cura. A sua utilidade depende daexistência de um termo de comparação: com dados de outras empresas do sector ou com médias desse mesmo sector, para um dado momento; com dados da própria empresa (históricos ou previsionais) por forma aavaliar a sua evolução. Na primeira situação (análise estática), embora estejamos a referir-nos ao mesmo sector de actividade, convém verificar se as empresas em causa: têm dimensão diferentes),equivalente (diferentes dimensões implicam estruturas

apresentam dados homogéneos,

credíveis,

decorrentes

de

sistemas

contabilísticos

actuam em mais de um sector. Principais tipos deRácios: a) b) c) d) de rentabilidade; de endividamento; de liquidez; de funcionamento.

a) de rentabilidade Genericamente, pode dizer-se que são relações entre os resultados e os meios utilizadospara os obter (as vendas ou o investimento). Como os resultados figuram no numerador, quanto maior for o quociente maior a rentabilidade.

1/4

Manual de auxílio na Leitura de Rácios

Umamelhoria neste valor representa uma subida nos preços e/ou uma redução nos custos de exploração.

Diz-nos quanto ganha a empresa por cada euro de vendas.

Permite aos sócios e gestores comparar arentabilidade contabilística dos capitais próprios com a taxa do mercado de capitais e o custo do financiamento.

Traduz a rentabilidade do investimento não considerando a forma como é financiado...
tracking img