Pim iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1226 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• ADMINISTRAÇÃO DE BANCOS DE DADOS
• A TEORIA
Em um banco de dados são organizados uma série de dados que relacionados entre si,numa determinada ordem e assuntos,produz informações importantes para as tomadas de decisões nas organizações
A tecnologia de banco de dados surgiu devido à necessidade nas grandes empresas de, informatização e questões relacionadas com o gerenciamento dos dados deuma forma mais eficiente.

SGBD ( Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados)
O SGBD é um software que facilita a manipulação das informações dos bancos de dados,onde o objetivo principal é gerenciar o acesso e a correta manutenção dos dados,permitindo às pessoas examiná-las de diversas maneiras.
Para que o sistema funcione de forma adequada,garantindo um bom desempenho e a integridade dobanco de dados a todo custo,temos o DBA ( Database Administrators).

A Linguagem SQL
A linguagem estruturada de consultas,devido as suas características, se tornou a linguagem padrão de banco de dados relacionais,que é o modelo de dados dominante no mercado.
Ela é dividida em 03 grupos:
- DDL- Linguagem de definição de dados: Tem como função definir,alterar e eliminar as tabelas usadas para armazenar os dados.
CREATE TABLE, CREATE VIEW, são comandos de definição de dados, e outros.
- DCL-Linguagem de controle de dados : Contém elementos serão úteis num sistema multiusuário,onde a privacidade de informações e a segurança das tabelas,são importantes.
GRANT e REVOKE são alguns comandos utilizados para estecontrole.
- DML-Lnguagem de manipulação de dados: Contém conceitos para a manipulação das informações armazenadas nas tabelas.
SELECT,UPDATE e INSERT são comandos de manipulação.

MODELO RELACIONAL
O modelo relacional tem como característica fundamental de que os dados são separados em entidades,conforme cada assunto e gravados como atributos dessas entidades.
Elas se relacionam entre si de umaforma rápida e segura de armazenar e recperar os dados,

ARQUITETURA DE UM SGBD

Por motivos dos usuários não saberem como estão organizados e armazenados os dados,um banco de dados deve apresentar os dados de forma que os usuários possam interpretá-los e modificá-los.
Existem 03 níveis principais de visão de um mesmo dado,de forma a abstrair detalhes da organização dos dados.
- NívelInterno: Armazenamento físico dos dados,se desenham os arquivos que contém a informação,a localização dos mesmos e sua organização,criam-se arquivos de configuração.
-Nível Conceitual: se reresentam os dados que vão ser utilizados sem contar aspectos como o que representamos no nível interno.
-Nível externo: é o mais próximo do usuário.Se descrevem os dados ou parte deles que mais interessam aosusuários.


IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Existem nos dias de hoje,imensas bases de dados que gerenciam a vida das pessoas em pequenas e grandes empresas,organizações.
São contas bancárias de um banco,empresas de finaciamentos,consórcios,cadastros de pessoas físicas( CPF), clientes,alunos,mercadorias ,dentre tantos outros,onde são armazenados enormes bancos de dados,que,com aadministração de banco de dados,além de manter todo o volume de dados organizados,também executam tarefas e comandos programados pelo DBA,que determinam as tarefas à serem realizadas pelo sistema, se baseando na rotina das organizações.
Outro fator importante de é a segurança das empresas.Existem os sistemas de segurança agregados a dois suportes,o Cluster e o Backup,que são maneiras de salvardados caso haja alguma falha,pois ele salvará e armazenará em outra máquina.

Referências Bibliográficas:
-http://sisnema.com.br/Materias/idmat002096.htm

Aplicação dos sistemas de informação,comunicação e processos de automação,com base no conceito de Banco de Dados

O Banco de dados pode ser aplicado no sistema de informação,fazendo o controle de dados financeiros,dos clientes,de...
tracking img