Quest ii unidade ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos

(ENADE 2004) Considere e analise as afirmações abaixo, sobre a questão social como eixo estruturante do Serviço Social.



I - O Serviço Social se constitui como profissão enquanto mecanismo institucional utilizado pelo Estado para dar respostas às expressões da questão social, via políticas sociais.
II - Os assistentes sociais intervêm nas mais variadasformas de expressão da questão social, tais como os indivíduos as experimentam nas relações de trabalho, na família, na saúde e em outras esferas da vida social.
III - A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais.
IV - O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados àsmodernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social.



Somente é correto o que se afirma em:

Resposta
Resposta Selecionada: a.
I e II.
Resposta Correta: a.
I e II.
Feedback da resposta:
Para resolução desta questão se faz necessário remeter-se ao serviço social num contexto mais contemporâneo.
Segundo a alternativa correta, A, os itens III e IV nãocontemplam o enunciado da questão.
O item III: A questão social constitui-se exclusivamente de um conjunto de problemas de indivíduos e grupos usuários dos serviços prestados pelo Estado, via políticas sociais. Hoje a questão social não é exclusiva a grupos, ela é multifacetada, presente nos mais variados grupos e segmentos sociais, e nem sempre está presente junto a todos os usuários de serviços. Háuma demanda que está exclusa deste segmento.
O item IV: O reconhecimento de um conjunto de problemas vinculados às modernas condições de trabalho urbano constitui o fundamento da questão social. A questão social não é uma questão apenas urbana como observamos na atualidade. Ela é fruto das relações de trabalho e de exploração decorrente deste nos segmentos urbanos e rurais.
Pergunta 2
0 em 0,5pontos

A ação do assistente social na reprodução das relações sociais na sociedade capitalista se dá por meio:

Resposta
Resposta Selecionada: b.
Das intervenções de ajustamento social nas áreas públicas e privadas, voltadas às políticas sociais públicas.
Resposta Correta: a.
Da compreensão da totalidade do processo social, bem como, da percepção dos vários modos de vida queenvolve o cotidiano daqueles que se utilizam dos serviços sociais.
Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos

Assinale a alternativa que aponta o objeto de trabalho do serviço social na divisão social e técnica do trabalho.

Resposta
Resposta Selecionada: d.
A questão social.
Resposta Correta: d.
A questão social.
Feedback da resposta:
Para responder tal questão é necessário apreender quanto àgênese da profissão do serviço social e sua inserção na divisão social e técnica do trabalho. A partir daí, verificou-se os antagonismos entre as classes – os que possuem os membros de produção, a burguesia e os que vendem sua força de trabalho. Com estas relações, antagônicas e desiguais, realizam-se na sociedade inúmeras e múltiplas expressões da questão social. Alternativa A: O conceito dedemocracia só foi efetivado com a Constituição de 1988 de fato, mesmo que este já tenha sido enunciado e suscitado, e não é fruto da divisão do trabalho.
Alternativa B: O serviço social trabalha em prol de uma sociedade igualitária, sendo seu objeto a questão social e a igualdade um de seus objetivos.
Alternativa C: O pluralismo referenda ao pluralismo que permeava a profissão.
Alternativa D,alternativa correta. O contexto sociopolítico de centralização e intervenção estatal na condução de políticas econômicas e sociais evidencia as expressões da questão social como matéria-prima do serviço social, sua base e primeira linha de ação, justificando sua relevância na constituição de seu espaço profissional dentro da divisão social e técnica do trabalho.
Alternativa E: A justiça social é uma...
tracking img