Pim iii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia














Analise de impacto, planejamento, desenvolvimento e implementação de melhorias nos processos de TI na Software Developer










Unip Interativa (Brasília - Asa Norte)
2012
UNIP INTERATIVA
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de TecnologiaAnalise de impacto, planejamento, desenvolvimento e implementação de melhorias nos processos de TI na Software Developer







Nome(s) completo(s) do(s) aluno(s): Webysther Nunes Vilela de Faria
RA(s): 1214879
Curso: Tecnologia da Informação
Semestre: 2º Semestre


Unip Interativa (Asa Norte)
2012
Resumo

Este estudo relata o desafio que move os pesquisadores nosentido de buscar novos
modelos de sistemas de informação. Esta busca implica em perceber quais princípios norteiam a construção dos modelos, bem como compreender quais crenças estão por trás destes princípios. Trata-se de uma importante discussão epistemológica que deve marcar o desenvolvimento de qualquer investigação.

Palavras-chave: Executive Information System - Construção de Modelos deSistemas de Informação








Abstract

This paper presents the challenge that leads GESID’s researchers to try to achieve new
information systems models. The research aims mainly to identify what are the rules or principles, that allow us to design each part of on information system. (GESID: Information and Decision System Research Group)


Keywords: Executive Information System -Construction of Models of Information Systems

















Sumário


PRINCIPIOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO.................................................6
ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES................................................................7
COMUNICAÇÃO APLICADA...................................................................................8Introdução

A Consulting tem como principal objetivo analisar, processar e demonstrar através desse documento as práticas, metodologias e mudanças recomendadas para a melhoria direta dos processos de TI da Software Developer. Essas recomendações se baseiam na análise dos processos atuais da mesma.



























PRINCIPIOSDE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Um dos desafios que vem norteando o trabalho dos pesquisadores - Grupo de Estudos em Sistemas de Informação e de Apoio à Decisão - é a busca de um modelo global de sistemas de informação que propicie condições de proatividade aos decisores. Entende-se por decisores proativos todas aquelas pessoas de uma organização que tomam decisões, em diferentes níveis de atuação,não somente de forma reativa, mas sobretudo com proação, ou seja, pessoas que capitalizam seus conhecimentos, conduzem mudanças, reagem aos problemas, mas também se antecipam a eles, identificando e bem aproveitando oportunidades (FREITAS, 1993).
Modelar sistemas que efetivamente apóiem a decisão implica em compreender o processo decisório enquanto um processo humano, complexo, envolto porvariáveis de naturezas diversas, as quais se interrelacionam de forma ora previsível, ora imprevisível, ora mansa, ora turbulenta. Trata-se não de um processo decisório, mas de processos decisórios, que variam de cultura para cultura e, mesmo dentro de uma mesma cultura, caracterizam-se pela multiplicidade de situações e condições (FREITAS, MACADAR & MOSCAROLA, 1996).
Entretanto, não basta oreconhecimento da complexidade da tomada de decisão, matéria-prima do esforço de pesquisa do GESID. Sobre esta matéria-prima, quer-se criar um modelo, e a criação de um modelo é uma construção igualmente complexa. Perceber quais princípios norteiam esta construção e, mais ainda, quais as crenças que estão por trás destes princípios, é uma tarefa que sempre deve ser privilegiada em qualquer investigação.
O...
tracking img