Pim ii recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1582 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução

O Centro de Atenção Psicossocial surgiu em João pessoa no dia 06 de abril de 2001 com o intuito de atender pessoas com transtornos psíquicos severos. A proposta foi criar novos espaços de acompanhamento que não enclausurassem nem tirassem os pacientes do convívio social e familiar. Com isso surgiram novas instituições ligadas à área da saúde que também dispõem deprofissionais de outras áreas, todos com o objetivo comum de promover a independência e autonomia dos que forem atendidos por esses serviços prestando assistência às pessoas que sofrem com transtornos mentais, possibilitando acompanhamento no quadro clínico destes, respeitando as individualidades e primando pela inserção social, através dos princípios de cidadania, buscando assim minimizar o estigma dadoença. O Centro de Atenção Psicossocial se enquadra dentro da nova política de assistência à saúde mental, que busca desinstitucionalizar as pessoas com esta enfermidade dos ambientes segregadores como os manicômios, que além de os tirarem do convívio social, negam qualquer tipo de direito. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar e é composta de profissionais ligados à área de saúde como:psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, psiquiatras e enfermeiras, também contam com o trabalho de pedagogos, educadores físicos, artesãos.

2- DESENVOLVIMENTO

2.1 – Descrição da Organização

2.1.1 - Denominação e forma de constituição

- Centro de Atenção Psicossocial

- Categoria Administrativa: Municipal

- DirigentePrincipal: Sandra de Carvalho

- Dados da criação: Criado pela Lei nº 10.216, cadastrado junto ao Ministério da Saúde

- Data do documento: 06 de abril de 2001

2 .1 .2- Dados e fatos relevantes da origem da organização.
- As propostas de reforma psiquiátrica no Brasil foram influenciadas pelas experiências de outros contextos sociais, países como EstadosUnidos, Itália e França, foram pioneiros em movimentos que lutavam pelos direitos dos doentes mentais. Tais influências geraram no Brasil a mobilização de alguns segmentos sociais, criando assim o conhecido movimento da luta antimanicomial, que desde a década de 80, buscou o resgate e afirmação dos direitos humanos destes sujeitos. O movimento alcançou algumas conquistas durante este linear dosanos, porém, seu grande ganho se respaldou com o sancionamento da lei de nº 10.216, de 06 de Abril de 2001, esta dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A sanção desta lei ficou marcada como a mais celebre conquista da reforma psiquiátrica no Brasil.

2.1.3 Natureza e ramo de atuação

-Serviços Ambulatoriais

- Atendimento Psicológico

-Atendimento Psiquiátrico

-Oficinas Culturais

-Atividades Comunitárias

-Visitas Domiciliares

2. 1.4.- Informações sobre o porte da empresa
- O Centro de Assistência Psicossocial é uma instituição administrada pela secretaria de saúde municipal.

2. 1.5- Descriçãodos principais produtos da empresa e / ou serviços
- Psicólogos
- Assistentes Sociais
- Terapeuta ocupacional
- Enfermeiras
- Técnicos de enfermagem
- Oficineiros

2.1.6 Principais mercados e principais segmentos desses mercados onde se encontram o cliente-alvo.
Os Clientes-alvo são pessoas com transtorno psíquicos severos,oferecendo atendimento gratuito, ligado ao SUS- Sistema Único de Saúde.

2.1.7 O seguimento de mercado da empresa no âmbito internacional
A instituição não atua internacionalmente, atua apenas na cidade de João pessoa-PB

2.1.8 O segmento de mercado da empresa no âmbito nacional: como surgiu o negócio no Brasil e como vem sendo a sua evolução até os dias atuais
Os...
tracking img