Picologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: ENTREVISTA COM PROFESSOR





















PORTO ALEGRE, JUNHO DE 2012.


ANEXOS


Trabalho de Entrevista com um educador
Roteiro de apresentação do trabalho escrito:

1. Capa
2. Introdução: dados de identificação do(s) participante(s): Professor de Ensino Médio: nome, idade, formação, anos de magistério, série que leciona –disciplina (s)); objetivo do trabalho; síntese textos utilizados para análise.
3. Análise do material: trabalho de análise da(s) entrevista(s) com base na teoria (ver tópicos de análise.
4. Considerações finais.
5. Referências Bibliográficas
6. Anexos (entrevista(s) realizada(s))


Roteiro Entrevista Semi-estruturada

1. Como (pq) decidiste ser professor?
2. Como defines aprendizagem?3. Como tu fazes para ensinar? (pedir por uma exemplificação)
4. Como o aluno aprende? (pedir por uma exemplificação)
5. Quais as variáveis que envolvem a aprendizagem – o aprender do aluno?
6. Como tu pensas a relação professor-aluno?
7. O que tu achas que os alunos pensam sobre aprendizagem e sobre a relação professor-aluno?
8. Se eu te apresentar duas expressões abaixo, o que te “vem acabeça”:
• Sujeito da aprendizagem
• Desejo de aprender




Tópicos de Análise
Concepções do professor sobre:
• aprendizagem (conceituação – posições professor, aluno - ...)
a. ensinar (aspectos metodológicas)
b. aprender
• o aluno: sujeito - desejo de aprender
• a relação professor-aluno (conceito de transferência)
• Concepções mais gerais do professor sobre educação – educação eadolescência






































ANEXO II

TRABALHO DE ENTREVISTA COM UM EDUCADOR

Identificação: Gabriela Silva Gonçalves, 28 anos, graduada em letras/inglês, 05 anos de magistério, leciona desde o ensino fundamental ao médio nas disciplinas de Inglês, Português e Literatura.

Questionário:

1) Na verdade eu optei pelo curso deletras, não sabia muito das atribuições de um professor. Quando optei foi por gostar muito de literatura, pelo interesse na língua inglesa e escolhi o curso, não a profissão.

2) Nossa...essa é difícil...ah...a aprendizagem é um processo no qual todos os seres humanos passam desde quando nascem...aprendem por exemplos, vivenciando...pela vivência.

3) É...o que eu estou tentando fazer...porquenós na escola pública...não tenho experiência na escola particular regular...temos planos de ensino com conteúdos para serem seguidos...no primeiro ano eu tentei seguir os conteúdos mas já reformulei e vi que muitos deles não deram certo...como eu trabalho basicamente assim de quinta a...com...como a minha preferência é a partir da 5º série a 7º série...eu tento não focar na gramática e partirsempre daquilo que eles sabem e pedir para que eles digam...por exemplo...se eu vou ensinar um vocabulário eu peço...eu dou uma temática dentro de projetos...que eu gosto de trabalhar projetos...por exemplo...coisas que...coisas que...estão em alta ou enfim alguma temática que eu julgue importante eu trago para eles e eles vão opinando em cima dessa temática e eles falando daquilo que eles sabem e aíassim eu vou ensinando e dizendo como são as coisas em inglês...por exemplo...com os pequenos não é...com os grandes do ensino médio é mais ou menos a mesma coisa só que a temática ao invés de ficar só no vocabulário tem um pouco de gramática e interpretação...sempre partindo daquilo que eles sabem e tentando no caso do ensino médio um enfoque mais crítico...que eles opinem em cima de taltemática...por exemplo...meio ambiente, aquecimento global, política...esses assuntos.

4) Ah...vivenciando eu acho...vivenciando esses assuntos não é. Porque, por exemplo, o inglês é bem complicado...porque eu tenho que tentar...eu tenho que mostrar para eles que essas coisas existem no dia a dia deles...que temos muitas palavras que...por exemplo...na...nas questões de marketing...de produtos...
tracking img