Pic 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1084 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO


Este trabalho tem como objetivo principal apresentar as atividades e funções do profissional de comunicação atuante na área de marketing, que iremos relatar por meio de uma entrevista. Mas antes de prosseguirmos faremos algumas considerações sobre essa importante área da comunicação.
De acordo com Armando Sant’anna (1996, p.18) “O marketing em si constitui função de umaorganização cooperativa estreitamente integrada. Marketing não é tudo na empresa, embora seja a parte mais agressiva".
Já Phillip Kotler tem uma visão mais ampla sobre o marketing colocando que:
“Normalmente, o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estes pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais demarketing envolvem-se no marketingde bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e idéias.” (2000,p. 25)

















2 O PROFISSIONAL DE MARKETING


O profissional de marketing Clebson da Silva Freitas se formou na Universidade União das Faculdades dos Grandes Lagos
de São José do Rio Preto/SP, atua no mercado acerca de dez anos e presentemente é o responsável pelo departamento de marketing da empresa Furlan Auto Peças.
Segundo Clebson o que o levou a optar pela área de marketing foi a possibilidade de utilizar a criatividade como ferramenta de trabalho, “unindo o hobby com o lado profissional.”
Nosso entrevistado relatou que no passado o marketing regional não passava de um “departamento” e que, hojeem dia, as coisas mudaram, pois, o marketing está estruturado como uma profissão que visa o poder e a relevância de administrar uma marca.
Ele também relatou sobre algumas das dificuldades que um profissional na área de marketing passa no início de sua carreira, em sua opinião faltam cursos profissionalizantes, locais para exercer essa função e principalmente a desinformação das empresas sobre a“força” que um departamento de marketing pode ter.
Clebson nos contou que sua atividade favorita dentro do Marketing é CRM (Customer Relashionship Management), pois com ela é possível entender porque o cliente compra, quando ele compra e o quanto ele compra, descobrindo ainda se há algum vínculo entre empresa e cliente. Ele também nos contou que para escolher e identificar os segmentos e mercadoscorretos, é preciso conhecer o mercado e a empresa em que você trabalha.
Sobre o mercado publicitário no futuro, Clebson comentou que devido ao alto investimento global em campanhas publicitarias, e a alta concorrência do mercado, acredita que o publicitário esteja se tornando uma ferramenta essencial dentro das grandes empresas. Outro tema destacado por nosso entrevistado foi o da importânciada internet na vida dos publicitários, segundo ele, “a internet é uma ferramenta muito forte e uma grande aliada dos publicitários, dando possibilidades de estudar grandes cases mundiais e assistir palestras de pessoas renomadas em tempo real”.
Nosso entrevistado também nos falou sobre a importância da mensuração dos resultados, de acordo com Clebson “tirando a veiculação via internet, onde épossível monitorar o acesso por cliques, um ótimo método é vincular os produtos em tablóides depois efetuar a análise comparando com os meses anteriores. Ele disse também, que para aumentar a produtividade da força de vendas, é necessário reconhecer a mídia como um fator de massa e investir nela, mas também que os colaboradores da empresa estão diretamente ligados a isto.
E por fim nossoentrevistado nos disse que há dois textos de Kottler que considera essenciais para que um profissional de marketing entenda o mercado, abaixo seguem os textos na íntegra.


“Os profissionais de marketing estão prontos para estas mudanças? Como eles devem reagir?
Os profissionais de marketing podem dar alguns passos para estimular o aumento do consumo junto aos...
tracking img