Piano forte- wettingen, suíça

461 palavras 2 páginas
Piano Forte- Wettingen, Suíça

Arquitetos suíços e brasileiros desenvolveram um conceito forte de projeto residencial para valorizar área industrial. Painéis de vidro e de madeira dispostos em diferentes planos criam ritmo e movimento.
O conjunto é formado por três edifícios baixos dispostos ao redor de um parque. Segundo os arquitetos, o ponto de partida foi desenvolver um conceito forte e interessante de projeto porque, a princípio, ninguém estava disposto a construir residências naquela área.
O nome Piano forte, uma alusão direta ao instrumento musical, reflete a ideia com base na qual o projeto foi desenvolvido. Eles queriam criar um reduto de paz no meio daquela área industrial barulhenta, então partiram da musica para criar o projeto.
A disposição dos prédios em “U”, voltados para um parque central, teve como intuito minimizar o barulho das indústrias. As unidades residenciais podem ser acessadas pelo parque ou pelo estacionamento subterrâneo implantado sob ele.
Posicionadas na porção central dos edifícios, as circulações verticais, executadas com concreto moldado in loco, atuam como núcleos rígidos que conferem estabilidade horizontal aos edifícios. Os demais elementos estruturais- lajes, vigas e pilares- são de concreto pré-fabricado. Isso contribuiu para a rapidez da construção e o condomínio foi finalizado em apenas nove meses.
Um dos destaques do projeto são os painéis pré-fabricados de madeira, do tipo sanduíche, especialmente produzidos para vedar as fachadas. Eles são compostos por duas camadas de cedro (madeira), internamente preenchidas com um isolante térmico, e painéis de gesso para o acabamento interno. O isolamento térmico é necessário, pois nessa região no inverno, as temperaturas podem chegar até -10°. O cedro, que se torna acinzentado com o tempo, dispensa tratamento químico por ser naturalmente durável.
Por serem autoportantes (se auto sustentam), os painéis não sobrecarregaram a estrutura pré-moldada de concreto que, dessa forma,

Relacionados

  • Victor Hugo Os Miseraveis Completo
    535866 palavras | 2144 páginas