PI PROD E QUALIDADE FRUTARIA

2388 palavras 10 páginas
PI – Gestão da Produção e Qualidade
Prof.: Paulo Alencar

1 - Desenvolvimento dos objetivos de desempenho

Estrategicamente falando, a classificação mais útil dos objetivos de desempenho da produção que qualquer operação possa perseguir pode ser obtido identificando-se os stakeholders da operação (Slack, 1997) . Esses, por sua vez, são aqueles que tem interesse no processo e que podem influenciar ou ser influienciados pelo mesmo, podendo ser internos ou não, podemos citar como exemplos os empregados da Frutaria ou os sócios. Entretanto, em qualquer tipo de empresa, é responsabilidade da função produção compreender os objetivos de seus stakeholders e estabelecer seus objetivos de acordo. Existem cinco objetivos amplos que precisam ser perseguidos constantementes para que os stakeholders fiquem satisfeitos, são eles: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e redução de custos.
“Qualidade significa fazer certo as coisas, ams as coisas que a produção precisa fazer certo variarão de acordo com o tipo de operação” (SLACK, NIGEL, 1997, p. 70). Uma vez alcançado esse objetivo ele precisa ser mantido, conseguindo isso a empresa terá clientes satisfeitos, redução de custos e aumento da confiabilidade de seus produtos ou serviços. “Velocidade significa quanto tempo os consumidores precisam esperar para receber seus produtos ou serviços” (SLACK, NIGEL, 1997, p. 71). O grande benefício que esse objetivo proporciona é o enriquecimento da própria oferta, idependente se de bens ou serviços, resumindo: quanto mais rápido estiverem disponíveis para o cliente, mais provável será que este cliente venha a concretizar a compra. Vários benefícios são alcançados com a velocidade como a redução de etoques e riscos de erros no que diz respeito as previsões.
“Confiabilidade significa fazer as coisas em tempo para os consumidores receberem seus bens ou serviços prometidos... Os consumidores só podem julgar a confiabilidade de uma operação após o produto ou serviço ser entregue”

Relacionados