Pi mkt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 90 (22343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de Gestão de Marketing I

Aula 1 – O que é marketing...
- As escolhas entre produtos e marcas dependem de várias situações vividas por nós, e são esses motivos que as empresas procuram detectar para sustentar suas decisões sobre quais produtos devem lançar e quais serviços oferecer.
- Marketing: é um estudo do mercado que visa planejar possíveis lançamentos de produtos levando emconsideração as necessidades existentes ou possíveis e as perspectivas de pesquisa; é uma estratégia empresarial para otimizar os lucros através da adequação da produção e oferta de suas mercadorias às necessidades e preferências dos consumidores, recorrendo a pesquisa de mercado, campanhas publicitárias, atendimento pós venda, etc...
- Plilip Kotler foi o principal defensor do Marketing, é considerado opai do Marketing.
- Por que compramos: devido a carência.
- Principal tarefa do marketing: detectar a complexidade das necessidades e desejos humanos, saber exatamente o que o consumidor deseja.
- Principal objetivo do marketing: ajustar os produtos e serviços às necessidade e desejos dos consumidores, tornando a venda desnecessária (identificar o produto certo no tempo certo, no lugar certo, como preço certo, de maneira que o produto responda tão bem àquela necessidade que não seja necessário esforço para vender, que o produto venda por si só).
- Underhill desenvolveu excelentes pesquisas a respeito de como entender o consumidor.
- Conclusões de Underhill: ao experimentar uma calça jeans, 60% dos homens e 25% das mulheres compram o produto; não convém abrir uma loja ao lado de um banco,pois lá não há nada para ser visto e o consumidor aumenta a velocidade ao passar em frente a ele, reduzindo apenas após passar pela loja ao lado; não exibir na entrada do estabelecimento itens valiosos, pois o consumidor leva entre 5 e 15 passos para reduzir a velocidade e se acostumar com a iluminação interna do estabelecimento e a interação com os produtos aumenta em 30% quando o consumidorpassa desta área; não situar em corredor estreito itens femininos que exijam avaliação, pois a chance de uma mulher comprar algo que está observando quando alguém esbarra nela é muito pequena.
- Como saber quais as necessidade e desejos dos clientes que o marketing deve satisfazer: deve distinguir primeiramente a diferença entre necessidade e desejo.
- Necessidades são as privações de algumasatisfação básica, como o sentimento de pertencismo e a estima. Desejo é a busca de elementos específicos para satisfazer a necessidade.
- A necessidade pode variar de acordo com o ambiente. O que nos faz comer um hambúrguer no McDonald’s ou levar a família ao Habib’s não é só a fome, existem muitos outros motivos agregados, quase sempre manifestações de uma necessidade vital associada a outras, como odesejo por produtos e marcas cuja imagem foi construída dentro de nós. Um motivo poderia ser representar um gesto de carinho com a família, o local de mais fácil acesso, a agilidade no atendimento. Os motivos se baseiam nas decisões das pessoas, e nem sempre podem ser facilmente explicados.
- A cultura também influencia, como exemplo, quando estamos com sede podemos simplesmente tomar água, mas asvezes preferimos tomar uma Coca Cola. Tanto as necessidades quanto os desejos são baseados na cultura. O maior exemplo disso são os shoppings.
- Quando decidimos comprar passamos a fazer parte da Demanda. (no marketing, existe demanda quando há pessoas interessadas em comprar e com dinheiro para comprar). No momento em que decidimos comprar, esses desejos se tornam reais, traduzidos emprodutos e marcas determinadas.
- É preciso que haja demanda para que ocorra a troca. As empresas querem que as pessoas comprem seus produtos, por isso, a tarefa do marketing é estimular as trocas e gerar transações, ou seja, promover a troca.
- Como existe muita concorrência, as empresas precisam buscar um objetivo maior: criar um ciclo de relacionamento contínuo, fazendo com que as pessoas se...
tracking img