Php e oracle - o mundo dos grandes!! por marcelo pereira fonseca da silva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Artigos
Aqui falarei um pouco sobre o SGBD mais famoso do mundo, sendo usado com PHP, limitações, dúvidas, problemas e cabelos brancos na hora de usar as duas ferramentas juntas. Se você é novato como eu na duplinha PHP/Oracle, mas por curiosidade ou necessidade tem que desenvolver aplicações usando-os, já percebeu que os seus próximos finais de semana não serão de descanso não é ?

PHP eOracle - O mundo dos grandes!!

Por Marcelo Pereira Fonseca da Silva
Por isso resolvi escrever este artigo, por estar pesquisando atualmente coisas sobre isso.. e espero dar continuidade neste artigo, trocando experiências e facilitando a vida dos membros da comunidade.

Primeiro, Oracle pra linux não é fácil de instalar (principalmente em distribuições não homologadas (aprovada)) nem por issovocê vai deixar de tentar e conseguir instalar num Slackware como foi o meu caso.

Existem ótimos tutoriais e artigos por ai ensinando a instalar o Oracle no linux (outros nem tão bons, bastante superficiais e sem os possíveis erros que ocorrem na instalação e os "porques" de estarem ocorrendo).

Começando:

As bibliotecas disponíveis:

Ora x OCI

Breve explicação sobre as duas:

OCI - Agrande (traduzida da página oficial do PHP)

Essa extensão permite você acessar Oracle8 e Oracle7 Database. Usa o Oracle8 "Call-Interface" (pode ser usada para versões acima da 8 do Oracle também).

Essa extensão é mais flexível do que a extensão padrão Oracle (Ora).

Ela suporta "alocar" as variáveis globais e locais do PHP para o Oracle.

LOB, FILE e ROWID permitem à você usar variáveisdefinidas pelo usuário.

Saindo da teoria, o que é necessário pra ter esse bixo ai?

No Windows, é necessário habilitar no php.ini a dll: php_oci8.dll

No Linux, necessário compilar com --with-oci8=[ DIR] onde DIR é o diretório do Oracle, aqui em casa eu coloquei ele em /oracle/OraHome1 dai assim, quando vocês forem compilar saibam que pode ser compilada OCI e Ora juntos, e então parafuturos e eventuais testes com as duas bibliotecas já compilem as duas juntas e não sejam mané como eu que só descobri isso esses dias :)

legal agora eu já sei o que fazer, como compilar o PHP com isso ai.. a grande pergunta agora é: "porque eu vou querer usar o Ora ???"

Resposta: Tem louco pra tudo hoje em dia né :) brincadeira.. bom, a experiência que eu tive em projetos foi a seguinte..divisão da equipe para desenvolver um arquivo com as funções necessárias para migrar nosso sistema de SQL Server pra Oracle.

Se você pensou "putz, que abacaxi.." pois é, pensei o mesmo hehe :) mas todos viveram felizes para sempre, a proposta era a seguinte:

Cada um tentaria fazer o tal do arquivo, um com OCI e o outro(eu) com Ora.. nem preciso falar que tomei um chocolate né :// vivendo eaprendendo.. realmente eu comprovei a .. ahnn digamos.. "sugestão" que está na PHP.net. (choose your destiny e a risadinha ha-ha-ha) :)

Na próxima página o descritivo da outra extensão

Ora - A "outra" (tradução do site PHP.net)

Essa extensão adiciona suporte ao Oracle Database Server. Para usá-la você deve compilar o PHP com --with-oracle[=DIR] onde dir é o diretório padrão onde está instalado ooracle.

Legal, tá ai a explicação das duas, agora .. porque diabos eu ainda não falei nas tão famosas variáveis do Oracle ?

Exemplos do ./configure pro linux que costuma ser chatinho.. ahh que modéstia.. É MUITO CHATO ISSO SIM!!!

Com OCI8:

./configure --with-oci8=/oracle/OraHome1
Com Ora:

./configure --with-oracle=/oracle/OraHome1
mas tente compilar assim

./configure--with-oracle=/oracle/OraHome1
--with-oci8=/oracle/OraHome1
Prováveis erros na hora de compilar isso e der erro é que assim.. sem oracle na máquina filhote..desiste, pega o controle remoto e vai assistir tv, porque provavelmente não vai funcionar (se algum jyraia conseguiu instalar sem oracle na máquina que se apresente e conte-nos sua historinha).

Se você tem Oracle e tá pensando assim: "esse...
tracking img