Phillip sterkr

563 palavras 3 páginas
Sumário Comentado

INTRODUÇÃO

As empresas reconhecem cada vez mais a importância do design no processo de projeto adequado às necessidades dos consumidores. Bonsiepe (1997).
A configuração dos produtos, tarefa do design industrial, deve caminhar de mãos dadas com as expectativas dos consumidores. As pessoas estão cada vez mais exigentes, ao mesmo tempo em que a tecnologia está cada vez mais avançada, e o design deve acompanhar esta evolução. O designer procura, portanto, projetar para o bem estar da sociedade.
A distinção entre inventos e produtos industriais que incorporam inovações tecnológicas é necessária para perceber que bissociacão é um resultado de pesquisar voltadas para consumidor, para que o mesmo posso assemelhar aquele produto ao algo do seu imaginário.
A bissociacão e inovação é algo novo que agrega valor social ou riqueza, está além de um produto novo. Algo de inovador pode estar por trás de tecnologias novas, novos processos operacionais, novas práticas mercadológicas, pequenas mudanças, adaptações, ou seja, novidades que gerem um ganho para quem as pôs em prática, ou em termos econômicos, que gere lucro. Tidd (2008) comenta que a bissociação é algo inovador que pressupõe ainda um processo, quase uma cronologia que envolve conhecimento, informação e criatividade. Em Pereira (1998), na área produtiva, bissociação significa o estabelecimento de novidades materializadas através dos produtos de design, tanto os novos como os modificados. Inovação tecnológica pode ser vista também como um processo realizado por uma empresa para introduzir produtos e processos que incorporem novas soluções técnicas, funcionais ou estéticas. Sobre esta definição, é adicionado o conceito ambiental, onde só se caracteriza como uma verdadeira inovação tecnológica aqueles processos que levem em conta a introdução de técnicas e conceitos que estejam de acordo com os preceitos do desenvolvimento sustentável, obviamente quando existe a necessidade de tal inclusão.

Relacionados