Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Topografia 2


Trabalho Final De Topografia


Ocupação de um terreno natural através da implantação de Platôs ou Patamares para a execução de construções.

Baseado no terreno que foi desenvolvido pelo grupo,onde obtivemos as curvas de nível de 1 em 1 cm (centímetro) com total liberdade criativa,vamos agora começar a analisar este terreno por um ladamatematicista ( engenharia). Então temos que a escala dessa planta e a 1: 1000 ou seja mil vezes menor que a realidade,que também e uma escala normalmente utilizada em trabalhos / projetos de urbanismo (lembrem-se vocês são arquitetos e urbanistas).Se a escala do terreno e 1:1000 e traçamos as curvas de nível de 1em 1 cm (centímetro) significa que as curvas de nível são apresentadas de 10 em 10metros,consideraremos que a curva mais baixa é a de cota 100, portanto as demais serão 110, 120, 130,.....Conforme a orientação do professor deveram ser interpoladas algumas curvas de nível. Mas o que é interpolar uma curva de nível? Interpolar uma curva de nível, nada mas é que se lançar uma curva de nível intermediaria (entre) duas curvas de nível que já existem, sendo que a forma dessa curva euma forma media entre as curvas que a cercam.

Exemplo:
[pic]

Pois bem nesta face do trabalho já teremos executado os dois itens iniciais dos trabalho final.

1. Passar a limpo as curvas de nível!
2. Interpolar as curvas indicadas!

Se vocês perceberam, até agora não começamos a fazer projeto nenhum, só estamos realizando a analise do terreno, que para ser completa necessita dedois perfis significativos do terreno, um longitudinal e outro transverssal para que tenhamos noção das variações altimétricas do terreno.

Mas o que são perfis significativos?

São cortes os seções do terreno que apresentam as maiores variações de cotas existentes.

Exemplo:
[pic]
[pic]
[pic]

Neste ponto teremos encerrado a analise das características topográficas do terreno e, teremoscumprido mais um item do trabalho final.

3. Construir dois perfis significativos do terreno.

Só que ainda somos meros observadores passiveis da natureza, estudando e avaliando o terreno como está na natureza. Não projetamos nada. Não intervimos no terreno.


O Projeto INDIVIDUAL

Para a realização de um projeto de sucesso diversos fatores deveram ser considerados, verificados epriorizados.

a) Qual o tipo de projeto vai ser executado?

Um hospital! Um hotel! Uma fabrica!Um clube! Um quartel! Um SPA! Um centro ecológico! Etc?

Com a definição do tipo de projeto a ser executado ( escolhido individualmente por cada um ) teremos um organograma físico-funcional programa todas as áreas ( departamentos,setores,etc) e suas superfícies resultando numa área total a serconstruída. (bons exemplos encontram-se no exemplo: Neufert).

Hotel para 50 pessoas.


























Total da área necessária para hóspede.
( = 400 + 200 + 50 + 15 + 100 + 200 + 400 + 900 + 50 + 100 = 2.415.
Total da área = 2.415m².

Funcionários por Hospede ( 2,5 a 3 = 50 * 3 = 150 funcionários.




















Total da área necessáriapara a infraestrutura.
( = 10 + 30 * 2 + 150 + 200 +75 = 495
Total da área = 495m².


















Seguindo o exemplo com as áreas que teremos saberemos o quanto necessitamos ocupar do terreno, quem determinara a ocupação do terreno será o arquiteto, considerando o programa a ser cumprido, a diagramação do projeto da edificação e, as características do terreno. Por exemplo,eu posso separar o modulo de serviço de hospedes, o que a meu ver e racional e razoável, assim sendo, precisarei ocupar duas áreas no terreno, uma de 2.415 m2, se ocuparmos estas áreas em 2 quadrados necessitaremos de:

1 modulo para hospedes de 50m x 50m = 2.500m2
1 modulo para serviços de 25m x 25m = 625m2

A implantação destes platôs leva em consideração mais uma serie de fatores...
tracking img